Vídeo Marketing: O Que É e Quais Seus Benefícios

Vídeo Marketing

Não é de hoje que o consumo de vídeo tem atraído cada vez mais a atenção de internautas, sejam eles adeptos ou não a este tipo de mídia. 

No entanto, a interatividade do audiovisual tem se destacado entre públicos de diversas faixas de idade e interesses. 

Pensando nisso, surgiu o vídeo marketing, que é uma forma rentável e interessante de levar a sua marca para as telas de seu público.

Se você está por fora do assunto, vem entender o que são os vídeos marketing, como aplicá-lo em uma estratégia de marketing digital e o efeito que ela terá no seu negócio.

 

O Que É Vídeo Marketing?

Vídeo marketing dentro de uma estratégia tem o objetivo de atrair e engajar o seu público-alvo. 

Ele pode ser retratado de diversas formas, como, por exemplo: campanhas publicitárias e de propaganda, vídeo institucional para fortalecer uma marca, produção de conteúdo para educar o seu cliente, entre outros conteúdos.

Mas, antes de definir qual conteúdo produzir, é importante se atentar ao foco da estratégia de marketing, quão relevante será para o seu público e se ele agrega valor a sua marca. 

 

Benefícios do Vídeo Marketing

Se tivéssemos que citar um principal benefício do vídeo marketing, dentre os muitos que ele possui, este seria a facilidade de consumo. 

Hoje, com a infinidade de plataformas para disponibilizar vídeos, podemos dizer que a praticidade também está aliada ao consumo de vídeos, podendo inclusive ser assistidos em qualquer hora e lugar. 

 

Maior engajamento e interação do usuário com seu conteúdo

Não é à toa que os vídeos possuem um engajamento superior em relação aos conteúdos de textos ou imagens. 

Em números, eles correspondem a 80% de conversão no funil de vendas, e isso porque os conteúdos de vídeos possuem uma dinâmica mais presencial com o público no quesito interação marca-usuário, aumentando a intimidade e construindo um relacionamento de confiança e lealdade.

Além disso tudo, você aumenta a sua presença digital, constrói uma autoridade sobre o seu segmento, sobre o produto que você vende, serviço que você presta ou o assunto que você aborda.

 

Influência dos vídeos na estratégia de SEO

O Youtube é o segundo maior buscador de pesquisa por conteúdo na internet atualmente, ficando atrás apenas do Google. A estimativa é que o Youtube tenha 1 bilhão de usuários.

Isso já dá para ter uma dimensão do tamanho da influência que os vídeos possuem na otimização de uma estratégia SEO.

Apesar de que ao hospedar vídeos em outras plataformas, como em wordpress, pode ser menos vantajoso em questões de otimização de estratégia SEO e seus resultados, as vantagens de engajamento são grandes, se imaginarmos o seu grande poder de alcance. 

Independente da plataforma que se vai hospedar o vídeo, o mais importante é produzir conteúdo original e de qualidade.

E principalmente que atenda a relevância para a sua persona e esteja alinhada a otimização SEO, com palavras-chave elaboradas para os mecanismos de pesquisa do Google e indexação para o Youtube.

 

Como Criar um Vídeo de Qualidade Que Converte?

A produção de um vídeo que converte leads é uma tarefa simples, mas que requer alinhar o conteúdo de acordo com o objetivo que se quer alcançar com ele e se está realmente relevante para persona. 

Essas são as principais estratégias para produzir um vídeo de qualidade e que converta acessos em tráfego qualificado, que consequentemente se tornarão vendas.

Depois de pensar sobre o que você quer conseguir com a produção do vídeo marketing, vamos te dar três dicas importantes para que o seu vídeo saia com alta qualidade de edição, de relevância e, sobretudo, de alcance.

 

#1 Utilize um editor de vídeo

Um bom vídeo conta com um bom editor. 

Invista em programas multitarefas, daqueles que edita de forma eficiente e combine ferramentas de efeitos e conversão, como os que permitem criar vídeo com fotos.

Mas, se você carece de habilidades com as ferramentas, não se preocupe. 

Hoje, existe uma gama de editores de fácil manuseio, mais intuitivo que técnico. 

Faça uma busca dos mais utilizados de acordo com a sua necessidade.

 

#2 Pense na sua persona

Boa parte do sucesso dos vídeos está no quão interessante ele é para sua persona.

De nada adianta um vídeo com o tema atual, com qualidade de resolução e edição, se ele não atende os interesses do meu público.

Se você não tem uma persona bem definida na sua estratégia de marketing, está é a hora de cria-la e engajar ainda mais o seu negócio. 

 

#3 SEO para Youtube

Acredita-se que esta dica é uma das mais importantes da nossa lista, porque é ela que vai direcionar o seu conteúdo de vídeo para a persona. 

Mas para isso, é necessário alinhar algumas técnicas de SEO para os mecanismos de busca do Youtube. 

Lembre-se que as dicas abaixo devem conter e se relacionar com a palavra-chave, que deve ter relação direta com o conteúdo do seu vídeo. 

Renomeie o vídeo: ajude o mecanismo de busca a entender qual o tema principal do seu vídeo. Recomenda-se renomear o vídeo separando as palavras por hífen para ficar mais fácil o entendimento dos buscadores.

Crie um título organizado: esta técnica é duplamente importante. Ela ajuda os buscadores da plataforma a entender o tema do vídeo, deixa o seu canal mais organizado e melhora a experiência do usuário.

Faça uma descrição: faça uma descrição sucinta e interessante, esta é uma parte importante para chamar a atenção da sua persona. 

Use tags: as tags tem a função de indexação, de otimizar a busca dos usuários pelo seu vídeo. Inclusive, ela conversa com outros vídeos que abordam assuntos semelhantes ao seu, oferecendo o seu conteúdo aos usuários. Por isso, pensar na tag é muito importante para otimizar o alcance dos vídeos.

A venda é consequência do conteúdo, não ao contrário

A produção de conteúdo audiovisual exige mais investimento de trabalho, equipamentos e tempo, os resultados podem ditar o sucesso de sua estratégia de marketing, o que acaba mostrando efeito positivo e vantajoso em suas vendas.

Por isso, mais do que apenas produzir conteúdo para atrair o seu público para fechar uma venda, a produção de conteúdo tem essa função de impactar a vida das pessoas. 

No caso de sua persona, o conteúdo que você produz tem o poder de encantar o seu cliente. 

Com isso, esclarecemos que: a venda é consequência do conteúdo, e não ao contrário.

Quer aprender mais sobre vídeo marketing e outras estratégias digitais para o teu negócio?

Acesse agora a Coelhoflix.com e faça um teste por 7 dias, totalmente grátis!!!

 

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

DEIXE UM COMENTÁRIO!

0 comentário sobre “Vídeo Marketing: O Que É e Quais Seus Benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>