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Nos últimos meses estive em contato com vários empresários, principalmente de micro e pequenas empresas, e identifiquei uma DOR latente e recorrente em praticamente todas as conversas.

Como encontrar o meu cliente?

É um desafio comum entre os empreendedores de diversos nichos de mercado (produtos ou serviços). E a minha resposta é sempre outra pergunta:

O quê você faz para o seu cliente te encontrar?

Para essa pergunta eu tenho uma lista de respostas. Na minha opinião, e de inúmeros profissionais do Marketing Digital, uma das melhores respostas, sem dúvida, é o uso do Inbound Marketing para ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e ENCANTAR novos clientes, todos os dias.

Fluxograma da Consultoria de Vendas e Marketing Digital

Você ainda não sabe o que é Inbound Marketing e como aplicar no seu negócio para vender mais? Leia esse post que explico cada etapa dessa excelente estratégia de vendas online.

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem-sucedida consistente na entrega de conteúdo de qualidade, útil e compartilhável. Sem conteúdo, não há nada para medir/otimizar e nada para compartilhar nas redes sociais.

Ou você ainda acredita que posts de produto, preço e promoção é a solução para vender mais!?

Resultados rápidos, sem dúvida, não é uma das vantagens do Marketing de Conteúdo.  Não é algo aplicável se você deseja resultados rápidos, isso nós deixamos para a Publicidade. Um bom planejamento de Marketing Digital é desenvolvido e executado em longo prazo.

É preciso números (dados) para conseguir entender bem o fluxo de consumo dos seus conteúdos pelo público. Saber quais tipos de imagens são mais chamativas, quais títulos despertam mais a atenção do leitor e qual tema é mais relevante.

Paciência, persistência e resiliência são qualidades necessárias para todos que iniciam a sua caminhada no DIGITAL. Devido a nossa cultura nas redes sociais, muitos empresários, se preocupam somente com as “métricas da vaidade” (curtidas e seguidores) porém, acabam se esquecendo das métricas de conversão.

Não importa se você vende para empresas (B2B), diretamente para consumidores (B2C), serviços ou produtos o seu negócio precisa aproveitar as vantagens do Marketing de Conteúdo.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre incorporar uma estratégia de Inbound Marketing para atrair mais clientes e começar a vender mais e melhor todos os dias…

Confira as 10 Vantagens do Marketing de Conteúdo para a sua empresa:

1 – Amplia a visibilidade da marca

Aumentar a visibilidade da sua marca é uma das vantagens do Marketing de Conteúdo. Como você irá publicar novos artigos periodicamente (diário, semanal, quinzenal…), esses conteúdos serão disparados nas listas, publicados nas redes sociais e assim o seu negócio passa a ser visto por mais e mais pessoas.

2 – Desenvolve relacionamentos com o seu público

Diferente de postar apenas produtos, serviços e promoções, ao utilizar o Inbound Marketing você cria uma forte ferramenta de relacionamento direto com o público.

3 – Melhora a consciência e o reconhecimento da marca

Não basta estar presente, tem que ser lembrado! Fazer com que consumidor se lembre da marca é muito importante, e as razões pelas quais a marca deve ser reconhecida devem ser sempre positivas.

4 – Fideliza e aumenta a confiança com seus clientes atuais e futuros

Em qualquer tipo de relacionamento, quanto mais se conhece e entende a outra pessoa, fica mais fácil confiar nela. No Marketing de Relacionamento é a mesma coisa, como você irá publicar conteúdo relacionado com o seu mercado e produto/serviço, o seu novo contato passa a conhecer mais sobre o seu negócio.

5 – Constrói credibilidade e autoridade

Uma das maiores vantagens do Marketing de Conteúdo é a criação da Autoridade. Com autoridade tudo fica mais fácil, inclusive vender mais. O objetivo final do Marketing Inbound é transformar clientes em divulgadores da marca, e isso acontece muito mais fácil quando você/seu negócio é considerado uma autoridade no assunto.

6 – Posiciona seu negócio como especialista em seu mercado

No processo de educar e ajudar seus futuros e atuais clientes em resolver seus problemas, dúvidas e objeções, você começará a ser visto como referência no seu nicho.

Você deve estabelecer o seu negócio como uma fonte confiável, engenhosa e legítima de informações sobre o seu mercado.

7 – Gera tráfego para seu site/blog

Pense em cada conteúdo novo publicado como um ATIVO para o seu negócio. A cada novo post no blog, uma nova palavra-chave é indexada para futuros clientes encontrarem o seu negócio nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing…).

8 – Abre mais um canal de comunicação

Além dos comentários nas redes sociais os comentários diretos no blog é mais um excelente canal de contato com o seu público.

Fique de olho nos comentários, para não deixar nenhuma pergunta sem resposta.

9 – Ajuda seu cliente no processo de decisão de compra

Ter um Funil de Vendas bem desenhado e conhecer as etapas que o seu cliente percorre, da descoberta até o momento da compra, é mais uma das vantagens do Marketing de Conteúdo.

10 – Alimenta as listas de e-mails

De acordo com o relatório Hubspot’s 2017 State of Inbound Marketing, mais do que o dobro do número de entrevistados citou as vantagens do Marketing de Conteúdo como principal fonte de novos contatos (Leads). Construir uma lista de e-mails por meio de conteúdo é um ativo fantástico para vender mais e melhor.

Além disso, negócios que investem em blogs são 10 vezes mais favoráveis a desfrutar um Retorno sobre Investimento (ROI) POSITIVO.

Com todos esses benefícios, por que é tão difícil para os proprietários de micro e pequenas empresas se beneficiarem das vantagens o Marketing de Conteúdo?

Os maiores desafios das pequenas empresas são:

  • Determinar objetivos claros para o Marketing de Conteúdo;
  • Focar em um público-alvo bem definido e entender detalhadamente seus problemas;
  • Ter tempo e recursos suficientes para produzir conteúdo;
  • Desenvolvendo uma Linha Editorial e um Calendário de Publicação;
  • Saber onde publicar seu conteúdo e como alcançar seu cliente ideal;
  • Medir a eficácia do conteúdo produzido.

Conheça intimamente a sua Persona! Faça isso primeiro caso contrário, os esforços do Marketing de Conteúdo podem ser uma perda de tempo e dinheiro.

Seja realista em quanto tempo você pode gastar no marketing de conteúdo com base em seus recursos. Se você não tiver o tempo, considere a terceirização para alguém que pode produzir o conteúdo e distribuí-lo para você.

Certifique-se de supervisionar o processo.

Republique e “impulsione” seus conteúdos em diferentes redes sociais. Com apenas um post por semana é possível preencher todos os dias da semana com reposts de conteúdo com uma boa programação.

Sempre envie os conteúdos para as listas de e-mails. Ainda não constrói lista de e-mails!? Não espere mais para começar esta estratégia e se beneficiar das vantagens do Marketing de Conteúdo.

Se você quer uma ajuda para atrair mais clientes para o seu negócio e se posicionar na internet para vender mais, todos os dias! Participe da Mentoria Online e Ao Vivo e impulsione as suas vendas, mesmo que você não entenda nada de Marketing Digital.