A taxa de abertura é sem dúvida a métrica principal para ser controlada nos seus e-mails.
Apesar de toda a atenção e crescimento das ferramentas de Marketing Digital como as Mídias Sociais e o Marketing de Conteúdo, é muito difícil encontrar algum especialista que não considere o e-mail a arma mais poderosa no arsenal de vendas de uma empresa.
O e-mail ainda é a maneira mais fantástica e eficaz de levar o seu negócio para os seus clientes, criar engajamento e, finalmente, aumentar as vendas.
Se os seus e-mails estão sendo lidos, então você já chegou em 50% do caminho para fechar uma venda.
Para um e-mail atingir seu objetivo, ele precisa ser aberto por quem recebeu.
Devido a quantidade de e-mails que recebemos todos os dias e o fato da caixa de entrada da maioria das pessoas ser muito parecido com um “quarto de adolescente”, a taxa de abertura de e-mail é uma métrica amplamente discutida e analisada nos dias que devemos ficar de olho.
Porém, existem algumas estratégias muito fáceis e efetivas que você pode e deve implementar, hoje mesmo, para chamar a atenção do seu cliente e despertar o interesse em clicar e ler o seu e-mail.
Confira as dicas para maximizar sua taxa de abertura de e-mail:
1 – Utilize Assuntos Mais Longos para Gerar Curiosidade
A empresa de marketing on-line Get Response analisou “apenas” 375 milhões de e-mails para descobrir o que tinha de especial nos e-mails com taxas de abertura maior. Eles notaram algo interessante quando se tratava do tamanho do assunto.
Os e-mails com mais de 61 caracteres em sua linha de assunto tiveram as taxas de abertura mais altas com uma média de 12,38% (10% é considerado uma boa taxa de abertura). E os assuntos curtos e diretos que acreditamos ser eficazes? Temos que compreender que os nossos visitantes, leitores e clientes não pensam da mesma maneira que nós.
Lembre-se que geralmente os seus atuais e futuros clientes sabem menos do que você sobre o que é oferecido, recebem milhares de e-mails juntos além do seu e um assunto aparentemente cativante como “Aprenda Agora ou Somente até Amanhã” não conseguirá ativar qualquer curiosidade.
Crie assuntos com alguma informação específica, sem dar muito detalhes para atrair a atenção e você verá sua taxa de abertura aumentar rapidinho.
2 – Conteúdo de Qualidade
Se seu contato considera o seu conteúdo relevante, útil e de “valor”, sua taxa de aberta dará um pulo. Se, por outro lado, você está apenas enviando informações que poderiam facilmente encontrar em qualquer lugar – ou pior, somente preço, produto e promoções, o tempo todo – suas mensagens vão acabar na lixeira, sem uma segunda chance.
Ofereça para a sua lista uma boa razão para abrir o e-mail. Assim como em uma publicação no blog, um vídeo no Youtube, um ebook para download o e-mail também deve ser um conteúdo de valor para os leitores.
3 – Escreva Para Um Amigo
Ainda não sei ao certo se a personalização do assunto com o nome do destinatário é uma estratégia eficaz para melhorar as taxas de abertura 🙄 , mas uma coisa é certa, ninguém pode usar algo como “Caro Sr, Madame, Ilustríssimo” e esperar que o destinatário clique nesse e-mail.
Assumir um grau de familiaridade e proximidade com a lista é uma jogada vencedora – então tire esse chapéu corporativo e converse com seus leitores como faria com um amigo.
4 – Use Números no Assunto
Não importa se você vai escrever um e-mail, uma postagem no blog ou vídeo no Youtube é provado que usar números em títulos e assuntos melhora a taxa de abertura do que escrever o número por extenso. Quer um exemplo? Escrever 69 vai ser bem mais atrativo que simplesmente escrever sessenta e nove. 😎
O esquema por trás disso é muito simples e tem sido um guia básico desde a década de 90. Ao ler qualquer tipo de texto on-line, a maioria das pessoas não leem todas as palavras de cima para baixo, do inicio até o fim.
Geralmente os leitores “escaneiam” o texto com o objetivo de encontrar palavras que estão diretamente ligadas as suas dores, dúvidas e objeções. Incluir números (dígitos) é uma ótima estratégia para fazer os leitores realmente prestar atenção no conteúdo que enviamos.
5 – Seja Consistente
Uma vez que você analisou e validou a frequência e horário ideal para envio dos e-mails, é sensato aderir a essa frequência em vez de enviar aleatoriamente mais ou menos e-mails em qualquer horário do dia.
Mantenha uma certa regularidade para os seus leitores. Além de ficarem mais propensos a abrir seus e-mails, eles estarão ansiosos por eles e por essa razão, aumentar a taxa de abertura dos e-mails.
6 – Ajuste o Seu Relógio
A hora do dia em que alguém recebe um e-mail pode desempenhar um papel importante se está sendo aberto ou lido. Vários estudos apontam que o momento ideal são as tardes durante a semana.
A melhor estratégia sem dúvida é analisar as taxas de abertura de seus e-mails com testes A/B em diferentes dias e horários para detectar os melhores padrões para as suas listas. Claro, se a sua base de clientes for internacional, uma boa ideia é criar diferentes segmentos com base em seus fusos.
DICA BÔNUS
Se você ainda não possui listas de e-mails, sistemas de automação de e-mail mas quer acompanhar a taxa de abertura dos e-mails enviados para os seus clientes ou até mesmo para os amigos, utilize um rastreador de e-mail (e-mail tracker).
Com um simples plugin instalado no Google Chrome a sua conta do Gmail passa a ter essa fantástica função. E para isso eu indico os seguintes plugins:
Mailtrack.io
Esse plugin simplesmente adiciona um símbolo bem conhecido para indicar que o e-mail foi aberto e também informa o horário de abertura.
Wizy.io
Com esse plugin, além de conseguir verificar se o e-mail foi aberto, você poderá criar listas, modelos de e-mail, agendar envios e mais algumas funções que valem a pena conhecer.
Ambos os plugins possuem planos gratuito. Teste e escolha a melhor ferramenta para controlar a taxa de abertura dos seus e-mails.
Espero que essas dicas melhorem muito a taxa de abertura dos seus e-mails e consequentemente aumente suas vendas.
Precisa de ajuda para ajustar seus e-mails e aumentar suas vendas?
Se você deseja conhecer mais estratégias de captação de clientes além do e-mail marketing, entre em contato e descubra como posicionar o seu negócio na internet para vender mais.
Um grande abraço e até o próximo artigo. #ftwr