Escolha uma Página

Uma Consultoria de Vendas Online tem como objetivo principal apresentar estratégias que se convertam em vendas via internet.

Se você é um empreendedor e quer entrar no mundo digital, continue lendo este artigo. Conheça mais sobre o trabalho de consultoria de vendas online e descubra se a sua empresa está precisando de um especialista da área.

Consultoria de vendas online: o papel do consultor

O trabalho do consultor de vendas online é fazer uma análise das estratégias que já são usadas por determinada marca, melhorando, indicando mudanças e apontando os números negativos desse plano que impede o crescimento desejado pela empresa.

Um consultor também deve auxiliar na criação de novas campanhas online, estudando todos as possíveis vantagens e desvantagens em relação aos concorrentes.

O trabalho da consultoria de vendas online e o seu consultor aparecem em 4 esferas estratégicas:

Presença Online

A Presença Online pode ser explicada pelo trabalho de colocação nos sites de buscas e até nas redes sociais. Então a primeira missão do consultor é analisar como anda a presença online do seu negócio.

De forma simples, a boa presença online acontece quando um cliente joga o nome da empresa em alguma rede social e site de busca e o encontra com facilidade.

É claro que a análise feita por um consultor é bem mais profunda e cheia de detalhes, é ele quem descobre as razões da dificuldade em fazer com que a marca seja reconhecida como boa pelo Google, por exemplo.

Tráfego orgânico

Após a análise da Presença Online, será preciso criar o tráfego orgânico, que é o trabalho que coloca em ação os planos da conquista de um melhor posicionamento no Google.

A grande vantagem das buscas orgânicas é que elas não são pagas, então a empresa economiza com publicidade e investe de forma correta com o SEO no marketing digital e de conteúdo, gerando bons leads qualificados.

Leads qualificados e Vender mais

Nesse processo, a consultoria de vendas online realiza uma comunicação direcionada para o público que tem o perfil que se interessa pelos produtos ou serviços da sua marca.

Essa comunicação é totalmente personalizada para as diferentes Personas desenvolvidas. Todos os clientes entram em uma lista de contato e recebem conteúdos conforme interesse, seja através de e-mail marketing, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra maneira.

Assim é possível atingir o objetivo principal da consultoria de vendas online, vender mais e melhor, todos os dias .

Agora que você já conhece o trabalho de um consultor de vendas e marketing digital, é mais fácil identificar se o seu negócio está precisando de ajuda, não é?

1 – Sua empresa não tem blog ou site

não possui site ou blog

Ainda hoje a maioria das empresas não possuem site e muito menos um blog, e as que possuem são apenas uma vitrine para mostrar produtos/serviços, com uma breve descrição, para um público que quase nunca passa na frente.

Um blog/site precisa ser desenvolvido especialmente com as técnicas de vendas digitais e entregar conteúdo de muita qualidade para os visitantes. É por isso, que os especialistas pedem para que os empreendedores fujam do trabalho do “sobrinho”, que pode ser o amigo do amigo de um colaborador, sobrinho do dono da marca, vizinho da empresa, entre outros.

Essas pessoas realmente possuem noção dos programas de edições de imagem, são ótimos para criarem os cartões, logotipos e panfletos da empresa por um precinho bem camarada, mas eles não têm o conhecimento necessário e é por isso que o barato acaba saindo bem mais caro.

Muito dos “sobrinhos” montam um website com a mão nas costas, mas não conhecem ou não tendem sobre toda a estratégia de Atrair, Converter, Fechar e Encantar os visitantes, que é parte fundamental novas vendas.

Por isso se o seu blog ou site não possui a parte de conversão e outros elementos necessários, como imãs digitais, CTAs, entre outros está mais do que na hora de procurar uma consultoria de vendas online.

2 – Seu negócio não aparece no Google

não aparece no google

Digite o nome da sua empresa no campo de pesquisas do Google, o nome dela apareceu? Agora digite o seu produto ou serviço e verifique os resultados, apareceu? Caso não, a sua marca possui mais um problema que pode ser solucionado com uma boa consultoria em vendas online.

No mundo dos negócios digitais, se o nome de um empreendimento não aparece nos sites de busca, principalmente no Google, ele “não existe”.

Muitos empresários perdem a oportunidade de expor o seu negócio em grandes feiras e encontros do ramo, porque quando os organizadores vão pesquisar mais sobre a marca ela simplesmente não aparece nos resultados de busca, nem mesmo o cadastro no Google Meu Negócio é feito.

Isso de “não aparecer” também pode ser colocado dentro das redes sociais, porque uma marca precisa se fazer presente aonde o seu público circula.

3 – Não salva os emails dos clientes interessados

não salva e-mails

Não ter salvo o e-mail de possíveis clientes é um dos maiores problemas, sem o email é praticamente impossível continuar mantendo o contato através da internet. É pelo email que as campanhas de vendas são recebidas, novas postagens no blog, vídeos no canal, etc.

Muitos usam o fato de ter uma página no Facebook como desculpa por não capturar e-mail, mas esquecem que não é todo o público que está sempre de olho nas redes sociais e para ter bons resultados é preciso trabalhar para todos.

Especialistas sempre dizem que depender totalmente de uma plataforma que não é sua para trocar mensagens com um cliente é algo bem arriscado. Quando determinados assuntos são tratados diretamente pelo e-mail a conversa é mais eficiente.

O cliente se sente mais próximo ao conversar “diretamente” com a empresa.

Se os e-mails não estão sendo salvos, a sua empresa demonstra mais um sintoma de quem precisa de uma consultoria de vendas. 

4 – Falta o relatório de vendas

falta relatório de vendas

Todas as empresas de sucesso trabalham com relatórios de vendas e garantem bons resultados graças a essa dinâmica. Se você ainda não se preocupa com isso, temos mais um problema.

É preciso saber de que lugar as vendas estão saindo, só dessa maneira é possível definir qual é o Retorno Sobre Investimento (ROI) de cada campanha de venda realizada. Exemplo:

  • 40% das vendas surgiram de uma promoção única;
  • 30% das vendas surgiram das ligações diretas;
  • 20% das vendas surgiram via internet;
  • 10% das vendas surgiram por prospecção.

Com esses números uma equipe pode comparar os gastos de cada campanha e identificar se o retorno foi positivo ou não. Dessa maneira é mais fácil saber se deve investir mais ou menos nas próximas ações.

A inexistência de um relatório de vendas online diz que sua empresa não vende nada via internet e se não vende, para que serve o site? Se não trabalha com relatórios, é bom saber que ainda há tempo de correr e agir.

5 – A empresa não tem um funil de vendas estruturado

sem funil de vendas

A grande importância do funil de vendas é que essa estratégia estrutura diferentes maneiras de educar/direcionar um Lead para fechar uma compra.

Quando você tem guardado o contato de possíveis clientes que em alguma época não compraram com você, é possível fazer com o “não” deles um “sim”, por isso a importância em salvar os e-mails.

Tenha ajuda de um profissional focado em gerar resultados, clique no link e cadastre-se GRÁTIS na Live para descomplicar o seu Marketing Digital e ajudar no desenvolvimento de uma comunicação efetiva para o seu negócio.