Por Que Você Ainda Está Sem Resultados do Marketing Digital e Como Resolver Esse Problema | COELHO Marketing
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Vamos falar sobre por que provavelmente você ainda está sem resultados do marketing digital ou com resultados muito abaixo do esperado e o principal, como resolver isso, para quais pontos você deve olhar/analisar e então começar a gerar resultado para o seu negócio.

 

Salve Salve! Aqui é Daniel da Coelho Marketing, sou estrategista de marketing digital e gestor de tráfego pago e desenvolvi um novo método que já ajudou comprovadamente dezenas de empresários a potencializar suas vendas com as redes sociais.

 

Então #vamoqvamo!

 

UM MÉTODO PARA TER MAIS RESULTADOS DO MARKETING DIGITAL DIGITAL

 

Pra começar a falar sobre por que você ainda está sem ou com poucos resultados do marketing eu preciso falar sobre o que é o método de Analisar, Desenvolver e Otimizar.

 

Se tu está sem resultados do marketing digital ou tá com o resultado muito abaixo do esperado, com certeza em um desses 3 pontos você tá deixando passar alguma coisa.

 

Arrisco dizer que mais de 90% dos casos que estão falhando em conseguir extrair resultado do marketing digital é porque estão deficientes em alguma das etapas.

 

ANALISAR

Analisar

Na etapa de análise é muito comum eu ouvir de empresários “ah eu não tenho concorrente” ou “não acompanho meus concorrentes”.

 

Isso é um problema por que tu tem que entender toda tua concorrência e fazer uma boa análise delas.

 

Não to dizendo que é pra copiar e colar a estratégia ou o produto dele! Mas sim para modelar o que ele tá fazendo para aproveitar no seu negócio.

 

Muitas vezes o concorrente até já tem o produto testado e validado que nem passou pela tua cabeça.

 

Quando tu olha pra concorrência, pode te gerar uma sacada ou uma ideia e isso realmente pode ser a mudança dos seus resultados do marketing digital!

 

Analisar a concorrência, mercado, público alvo e palavras chaves é o básico e essencial pra enriquecer o seu planejamento e desenvolver ações mais efetivas nas redes sociais.

 

Então assim ó: se tá deixando escapar alguma coisa na primeira etapa (analisar) com certeza todo o resto será prejudicado.

 

Se tu quer que o resultado chegue, se tu quer que ele aconteça, têm que fazer uma boa análise!

 

Seja do teu público ou da tua oferta: o teu próprio negócio precisa ser analisado, assim como a tua ocorrência.

 

“Concorrente é tudo aquilo que o teu cliente gasta que não é contigo!”

 

Eu acredito que você com certeza já deve ter passado pela seguinte situação: a desculpa do cliente pra deixar de fechar contigo foi que ele gastou em outra coisa. Ou numa viagem, ou numa reforma ou alguma coisa.

 

Se o seu cliente gastou com outra coisa, que não foi com você, essa coisa foi o teu concorrente!

 

Concorrência Direta e Indireta

 

A direta é o cara da rua, do bairro, cidade que vende algo ou alguma coisa similar ao teu. (Ou até mesmo igual se você trabalha com commodities).

 

A indireta é tudo aquilo que a galera gasta com outras coisas, qualquer coisa. Simples assim! 

 

Entender e analisar a concorrência é uma coisa que poucos fazem e faz boa parte da estratégia do digital ir por água abaixo se houver descuidado!

 

Vai precisar investir tempo, esforço, dedicação e até mesmo dinheiro na etapa de análise (seja do teu processo, projeto ou estratégia). 

 

Se o teu resultado do marketing digital tá deixando de chegar… para e analisa melhor todo teu processo e a tua estratégia.

 

Vê que numa dessa é simplesmente o teu público que tá desalinhado (e isso é bem comum, blz!).

 

Nem todos os empresário entendem de fato que não existe um público que é todo mundo.  Mas sim uma faixa etária, região ou interesses em específico.

 

“Quem quer vender para todo mundo acaba não vendendo pra ninguém.”

 

Faz Sentido Isso pra Você?

 

Revisando: primeira coisa é a etapa de análise. Seguinte, volta tudo, analisa bem teu negócio, tua  estratégia, tudo direitinho e vê se está tudo acontecendo como deveria.

 

Analisar faz parte das 3 etapas. Se tu foge de analisar esses pontos (concorrência, mercado, palavras-chave, público alvo e principalmente a tua oferta) provavelmente todo o problema tá vindo dai!

 

Mas se tu já analisou e tá tudo certo, talvez o teu problema pode estar na 2a etapa que é a de Desenvolvimento.

 

Então #vamoqvamo falar sobre o 2° passo para o sucesso do seu negócio no digital!

 

DESENVOLVER

É aqui que muita gente se perde: na parte de realmente executar tudo que foi planejado.

 

Planejar é muito bom e lindo (além de essencial). Só que mais importante do que o planejamento, é a execução.

 

Muito comum prometer mundos e fundos na virada do ano, passa o ano e não executa nada. E por que?

 

É aqui que entram os #fazedores: a galera que faz o negócio acontecer, quem realmente corre atrás de uma mudança ou um resultado!

 

Já analisou e entendeu o público? Entendeu o seu mercado? Tá ligado na concorrência e nas as palavras-chave (sempre utilize as palavras-chave que o teu público utiliza nas suas  pesquisas, isso vai conectar muito mais)? Tá bem alinhado na comunicação?

 

Então bora botar a mão na massa e começar a fazer! É ai que o resultado vai realmente acontecer.

 

Planejar e analisar traz resultado (diminui o risco e potencializa os resultados do marketing digital) mas tá longe de ser o principal.

 

O Poder da Execução

 

É o que vai diferenciar o teu negócio do teu concorrente.

 

As vezes a gente fica naquela: vou fazer, vou gravar, vou postar, vou fazer uma live, um artigo ou vou gravar um vídeo pro YouTube.

 

Quanto tu vê o concorrente fez, passou e levou a sua audiência ou o teu cliente e já era!

 

Já ouviu aquele ditado “quem chega primeiro bebe água limpa”? Chegar depois é sempre um problema quando falamos do digital.

 

Uma coisa muito comum é a galera travar no desenvolvimento. Ou deixou de fazer ou tá desenvolvendo mal feito.

 

Uma frase que escutei a primeira vez do grande Érico Rocha que eu gosto muito é “feito é melhor do que perfeito”.

 

A gente fica buscando a perfeição e acaba interrompendo a execução. Por cobrança dessa perfeição a maioria acaba se perdendo e travando.

 

Uma das nossas clientes (@julianaxavier) tem esse perfeccionismo, hoje em dia bomba nos stories. Mas é claro que essa excelência que ela tem hoje em dia veio pela frequência e consistência!

 

Todo mundo quer estar no palco. Mas esquecem que atrás do palco tem um bastidor, uma preparação e um investimento (seja de tempo, energia ou dinheiro).

 

Muitos vão falar: ah o que vão pensar, nem vou ter curtida de ninguém, comentário de ninguém.

 

E daí? Eu também tenho poucas visualizações no orgânico e tá tudo certo! Depois vai ter milhares de visualizações quando a live for promovida/impulsionada.

 

Antes feito do que o perfeito não feito! NÃO É FAZER DE QUALQUER JEITO!!!

 

Eu só vou ter resultado do marketing digital se eu fizer, eu só vou saber o que você deseja e quais são as suas dúvidas se eu perguntar em uma live, enquetes, stories…

 

Frequência e Excelência

 

A galera trava no desenvolver porque quer ser excelente na primeira vez, quer ter o vídeo mais top, a live mais top, um stories maravilhoso e uma foto fantástica. Mas esquece de tirar  foto, não grava uma live e nem faz vídeo.

 

É impossível ser bom em alguma coisa só teorizando! Tem que executar!

 

Olha só: desenvolver é uma das 3 etapas pro sucesso do teu negócio, se tu deixa de desenvolver, não adiantou de nada! Simples assim!

 

Se tu ta sem resultado do marketing digital ou se teu resultado tá deixando a desejar…. para e analisa: o teu desenvolvimento ta acontecendo? Tá gravando vídeos, lives e stories? Tá publicando frequente e constante?

 

PS.: A quantidade é importante mas a qualidade é mais importante ainda! O teu conteúdo tá entregando valor?

 

Não é a toa que a gente faz stories com caixa de perguntas e enquetes. É pra entender o que o público quer saber e quais são as dores, dúvidas e desejos.

 

Ai sim tu vai gerar conteúdo de qualidade para o teu público.

 

Falta frequência? Publicando só 1 vez na semana ou 1 vez por dia? Como tá sendo o teu desenvolvimento de artigos pro teu blog? Teu site já foi desenvolvido ou atualizado?

 

Ou ainda tá de mimimi: “ah ainda to fazendo, quando tiver perfeito eu coloco no ar”.

 

É assim que a grande maioria acaba fazendo (ou deixando de fazer). Ficam buscando essa perfeição e essa excelência sem ter a prática.

 

Quando comecei a desenvolver campanhas e anúncios online, como um negócio (isso há 6 anos atrás), eram tudo uma porcaria!

 

Minhas estruturas de campanhas eram horríveis, segmentações sem performance, anúncios sem criatividade, então eu não tinha resultados do marketing digital.

 

Mas eu fui no campo de batalha, todo dia investindo dinheiro (ou o meu ou de clientes) e testando coisas novas, aprendendo coisas novas, otimizando.

 

Desenvolvendo novas campanhas online que eu realmente aprendi, e hoje tô longe da excelência… Mas busco ela fazendo lives, palestras, treinamentos, consultorias, mentorias e projetos.

 

“A frequência e a consistência leva a excelência!”

 

Somente essa prática e essa frequência vai trazer de fato a excelência que eu busco.

 

Se eu to desenvolvendo pouco talvez eu tenha que desenvolver mais. Se o conteúdo que eu to desenvolvendo é raso, eu vou ter que me aprofundar mais.

 

Botar Mais a Mão na Massa

 

É impraticável a pessoa que acabou de fazer um cursinho de marketing digital sair dando aula sobre o assunto. Nunca colocou a mão numa conta no Gerenciador de Anúncios do Business Manager, nunca anunciou, nunca subiu uma campanha de remarketing…

 

Já falei que analisar pode ser um ponto que tá precisando de mais foco porém, pra trazer mais resultados no marketing digital, tem que botar a mão na massa!

 

A gente para, pausa e trava e é o que atrasa tudo e acaba desmotivando!

 

Porque depois da travada inicial, passa uma semana, passa 10 dias que era pra tu ter feito. E então, fica se cobrando do que deixou de fazer e esquece o que tem que ser feito.

 

E desmotiva mesmo porque tu tá sem resultado do marketing digital, começa a ficar tudo atrasado e vem a desmotivação.

 

Eu li esses dias em um post da nossa cliente (@ana_psicopedagoga): “abaixar a cabeça só pra estudar”.

 

E é isso mesmo! Desmotivou? Sem problemas: levanta a cabeça, toca a ficha, grava um vídeo, faz um stories, tira uma foto e publica.

 

O importante é fazer, e com a frequência tu vai melhorando automaticamente.

 

Se pegar as minhas primeiras lives…. são horríveis!  Mas faz parte. Se for o caso, vou regravar o conteúdo. Eu tiro aquilo do ar e boto um novo.

 

Essa é a vantagem do digital: se tá ruim faz outro. E assim vai! Cada dia tem que superar um pouquinho.

 

E #vamoqvamo para o passo: OTIMIZAR!

 

OTIMIZAR

otimizar

Se de fato tu analisou teu público, mercado, negócio, oferta e tá tudo ok…

 

Traçou teu planejamento e começou tua execução, desenvolveu, tá no ar mas mesmo assim tu não tá conseguindo bons resultados do marketing digital ou nenhum resultado, talvez o que falta é só uma boa otimização.

 

melhorar aquilo que já tá sendo feito. Simples assim!

 

E isso muita gente esquece: a galera faz planejamento maravilhoso, analisa, executa e bota no ar mas esquece de olhar aquilo que tá sendo executado!

 

É um problema grave, perdemos muitas oportunidades assim porque abandonamos a  otimização daquilo que tá sendo feito, o que faz tu gastar mais grana e tempo.

 

Talvez estar entregando o conteúdo em outro formato ou em outra plataforma, talvez estar  investindo em outro posicionamento ou em outro público vai te gerar muito mais resultado do marketing digital!

 

Se tu esquece de otimizar e testar o teu negócio dificilmente tu vai conseguir ver isso.

 

Vou dar um exemplo: a Juliana Xavier (nossa cliente) que é do nicho da beleza fez um post falando sobre pincel de maquiagem. Foi meio fraco.

 

O engajamento foi ruim e ela simplesmente nunca mais falou de pincel de maquiagem.

 

Isso é uma bobeira! Digo isso porque as vezes só faltou uma otimização.

 

Talvez falar de novo só que de uma forma diferente, ou falar de novo em outra plataforma. Já falou no feed, num post? Agora testa no stories.

 

Testar o mesmo conteúdo em plataformas diferentes e em formatos diferentes. Isso faz parte da otimização!

 

PS.: A Ju já testou outros formatos para falar sobre pincéis e deu super certo.

 

Se tu tá desenvolvendo um conteúdo pra um público focado em um grupo X e tá sem resultado, como por exemplo: você está rodando uma campanha pra um público de envolvimento no Instagram nos últimos 90 dias mas a campanha tá sendo insuficiente.

 

Você sabe que poderia estar melhor, que ela precisa melhorar porque as métricas estão fracas.

 

Simplesmente pegue o mesmo público de uma janela menor! Por exemplo: público de envolvimento no Instagram nos últimos 30 dias.

 

Vai ser um público menor? Sim (provável)!

 

Mas vai ser um público mais qualificado, porque ele tá mais próximo da tua comunicação.

 

O cara de 90 dias atrás, talvez ele viu 1 post teu há 90 dias atrás e nunca mais interagiu com as tuas redes sociais.

 

Automaticamente ele é muito mais frio do que outro que tá há 30 dias e viu e se envolveu com o teu post.

 

As vezes quando tu oferta pra aquele de 90 dias a conecta. Mas aquele que tá fresquinho há 30 dias ele ta conectado e a oferta pode converter. Isso é otimizar.

 

PS.: SIM! É possível criar públicos de envolvimento no Facebook e Instagram dentro de uma janela de até 365 dias.

 

Se você analisou e desenvolveu, ótimo! Mas o que tu tá desenvolvendo sempre pode melhorar.

 

Tem que otimizar! Seja por testar novos objetivos, públicos, regiões, anúncios, novas legendas, novas ofertas.

 

E quando eu falo otimizar não é só focado na campanha ou na comunicação: é otimizar o seu negócio, serviços e produtos.

 

O que vale mais a pena pra você? Um treinamento de 45 dias ou um curso de 6 semanas?

 

Isso mesmo: é a mesma coisa! Alguns preferem 45 dias, outros 6 semanas.

 

A diferença tá na otimização da minha comunicação. Se eu começo a vender meu treinamento de 45 dias e eu vejo que a aquela comunicação tá ruim, e eu to sem o resultado que eu esperava eu posso (e eu devo) mudar.

 

Otimizar a oferta é mudar ela para 6 semanas! Isso é otimização, é tu pegar algo que tá bom mas pode melhorar.

 

É pensar: o que eu posso mudar nisso pra extrair o melhor resultado do marketing digital?

 

Testar, Testar e Testar

 

Outras ideias de otimização: testar dias e horários. Tem que testar! Como que eu sei que terça é melhor do que quinta pra postar?

 

Numa dessa eu to postando só na terça e o meu melhor resultado poderia estar rendendo na quinta feira. Como vou saber isso? Testando.

 

Lá no meu desenvolvimento tenho que mudar no meu cronograma. Fazer dias diferentes, pra de fato entender.

 

O achismo tá longe de ser uma fonte confiável!

 

E essa é uma das vantagens do digital: ter números pra tomada de decisão.

 

Tu tem condições de alternar: um mês postar toda terça feira, no outro toda quinta  e comparar os dois.

 

Isso é otimização! Se eu deixo de testar eu vou estar no puro achismo e é aí onde as pessoas perdem dinheiro. 

 

RECAPITULANDO

 

Analisar, Desenvolver e Otimizar! Se ta com problema nos resultados do marketing digital: uma dessas três etapas tá deixando passar, e isso trava todo o processo!

 

Um exemplo é tu anunciar pra um público extremamente frio sem fazer nenhum trabalho de envolvimento. Provavelmente tu vai ficar se bons resultados, vai gastar dinheiro à toa esforço à toa.

 

Se tá desenvolvendo e tá complicado, resultado tá ruim, volta e analisa inclusive o teu tempo.

 

Muitas vezes a gente quer fazer um monte de coisa e colocamos várias tarefas na lista mas não conseguimos fazer nada.

 

É muito melhor fazer uma publicação por semana nos próximos 12 meses do que fazer um post todos os dias por 30 dias.

 

Agora saindo das 3 etapas para o sucesso, eu vou passar as principais virtudes pra você ter melhores resultados do marketing digital.

 

3 VIRTUDES PARA O SUCESSO

3 virtudes

Primeira Virtude

 

Pra começar a ter resultados do marketing digital: ser um #FAZEDOR.

 

Se tu desiste de estar ali fazendo todos os dias, dificilmente tu vai ter resultado.

 

“Para ser excelente precisamos ser frequentes!”

 

Ninguém nasce sabendo tudo, ninguém nasce fazendo da melhor forma aquilo que deseja.

 

A gente precisa passar por um processo de evolução e tem que aceitar, dói menos!

 

Todo mundo que começa a fazer alguma coisa vai começar fazendo mal. É aquele negócio: tu sabe que poderia estar fazendo melhor. Mas não deixe de fazer por causa disso: executa, bota no ar.

 

Conheço muita gente que posta e dá 15 minutos, se tá sem nenhum like ou nenhum comentário, vai lá e deleta o post.

 

Não façam isso!! Aquilo gera números e métricas que podem ser analisadas, além de poder otimizar a comunicação (o post, artigo ou anúncio seja lá a ação que tu tem no digital).

 

Essa busca da excelência tem que ser frequente pois sempre temos que melhorar, tem que ter essa vontade ativa.

 

Caso contrário, a gente para de querer a excelência, a concorrência alcança e ultrapassa e depois fica muito mais difícil de retomar.

 

FAÇA! Independente de como, só para de dar desculpa!

 

Muita gente diz: ah eu não tenho iluminação, não tenho microfone, meu celular é antigo, não sei fazer desenhos ou gráficos, não sei fazer… Vai atrás de um curso, gratuito ou pago, Google, YouTube simples assim.

 

Tá ruim esse de hoje? Tudo bem! O de amanhã vai ficar um pouco melhor.

 

“Sucesso é começar sem estar pronto.”

 

Nunca estaremos prontos. E é isso que eu escuto de muita gente sem resultado do marketing digital:

 

 

  • “Não coloquei meu anúncio no ar porque meu site não tá pronto.”
  • “Ainda não coloquei a campanha para rodar porque antes eu quero botar uns vídeos lá na minhas redes sociais.”
  • “Assim que tiver mais seguidores eu faço uma live.”

 

 

Nessa, a pessoa demora um tempo pra colocar suas estratégias no ar e quando vai começar a anunciar… O concorrente já tá bombando em anúncio, em conteúdo e já levou a sua audiência, seus clientes.

 

São por esses detalhes que a gente não pode perder o pique.

 

Quando eu fiz minha primeira live, minha maior preocupação era o que eu iria falar na próxima live.

 

Eu gosto de ter tudo planejado e programado, fiquei pensando que ia ficar sem assunto. E cá estou eu com mais de 60 lives, contando apenas do Youtube, sendo que já tenho programado até a 86!

 

Essa é a busca contínua da melhoria, da excelência. Cada live eu quero trazer um conteúdo mais relevante, eu quero entregar de uma forma melhor e ajudar o maior número de negócios possíveis.

 

Hoje eu tô no Facebook (segunda as 15h), YouTube (quarta as 20h) e no Instagram (sexta 9h), pra melhorar a entrega e a experiência da minha audiência.

 

Tem gente que tá no Insta e mas esquece de olhar o YouTube, tem quem procure no YouTube e deixa de ver as lives de ferramentas no Facebook. E é assim mesmo!

 

Então faça! A primeira coisa é ser um #fazedor!

 

Os clientes da consultoria e do treinamento me falam “Coelho: vou gravar um vídeo e te mandar! Aí tu me diz se gostou e se ficou bom pra eu poder publicar”.

 

E eu sempre digo: Publica antes! Eu vou receber, tô te seguindo e olhando o tempo inteiro ou me avisa que publicou, aí sim vou analisar!

 

Segunda Virtude

 

Pra melhorar os resultados do marketing digital: seja um #INOVADOR.

 

Inovação é um assunto que tá muito em alta, sempre leva a pensar em tecnologia porém, o digital tá longe de se resumir a isso.

 

Você até pode fazer o que tá todo mundo fazendo só que em um formato diferente.

 

Reinventar a roda seria inútil, na verdade são apenas alguns detalhes na roda que podem fazer a diferença na hora que ela passar e chamar atenção do teu público.

 

“O medo de errar é o principal obstáculo para inovação que queremos.”

 

De fato quando temos medo de errar a gente deixa de inovar, olhamos nosso concorrente e fazemos exatamente igual a ele. Sem modelar nada e nem colocar nem a nossas características pessoais.

 

Como os meus Salve Salve! e Vamo que Vamo! Isso é meu e a muito tempo eu falo com todos assim.

 

Eu aplico isso na minha comunicação, e-mails, stories, vídeos, lives e nos treinamentos. Essa é a minha característica.

 

Às vezes com medo de errar a gente acaba copiando, e esquecemos de colocar as nossas particularidades.

 

E é ai que tudo se perde, pois passamos a ser só mais um, falando da mesma coisa que tá todo mundo falando e de um jeito que não é original, único, diferenciado.

 

Às vezes é desnecessário mudar o conteúdo, por exemplo: eu não vou inventar sobre campanha de conversão. É um sistema que já existe e foi validado pelas plataformas (Facebook, Instagram, Linkedin, Google…).

 

Eles mesmos ensinam como fazer isso e eu não vou inventar moda. Mas o formato que eu passo isso ou entrego pode ser inovador.

 

O próprio TikTok é uma rede que tá crescendo muito, e era uma rede inovadora até pouco tempo, porque só ela explorava edição e efeitos de vídeo.

 

Hoje em dia o cenário é outro porque o próprio Instagram lançou o Cenas, que é muito parecido com o TikTok. Da pra gravar nos stories pausando e aplicando novos filtros e efeitos. (Muito bom pra quem quer inovar na sua comunicação). 

 

DICA: Sempre que sair uma ferramenta nova nas redes sociais utilize! Pode ser que aí esteja a sua inovação.

 

Se você ficar sem inovar na comunicação ou na entrega dificilmente você vai ter resultados do marketing digital.

 

Tudo isso é uma construção. Vejo a galera falar “ah minha live foi horrível porque tinha poucas pessoas”.

 

Eu sempre digo: se tu negligencia de dar atenção/valor pras 5 pessoas que tão ali te seguindo, quem que garante que quando tu tiver 5.000 ou mais seguidores tu vai dar?

 

Tem que começar falando com 1 pessoa, depois 2 e assim vai. Se você conseguir gerar algum valor pra essas 5 pessoas que estão conectadas, já valeu, sem falar das pessoas que podem assistir o replay.

 

Para inovar não pode ter medo de errar. Se tu tem medo de errar, o teu elástico da inovação será muito mais inflexível.

 

Lembrando que inovar e copiar são coisas diferentes! Pode até fazer da mesma forma mas sem esquecer de modelar de acordo com as características do teu negócio.

 

Terceira Virtude

 

Seja um #TRANSFORMADOR!

 

“Não é possível transformar um deserto em apenas um dia, mas você pode começar fazendo um oásis.”

 

As pessoas olham a transformação como algo difícil de ser alcançado, mas esquecem que a transformação começa hoje!

 

Esse conteúdo que eu to escrevendo hoje aqui no blog veio de uma live (Live 36), ele vai ser transformado em posts, que serão transformados em anúncios.

 

Se eu tivesse simplesmente pensando no final, no anúncio, eu estaria aqui quebrando cabeça e talvez travado com o conteúdo.

 

Mas a partir do momento que eu resolvi fazer, transcrever uma live para um artigo, tô aqui entregando um conteúdo sobre problemas nos resultados do marketing digital.

 

E enquanto você tá aí lendo esse artigo de blog eu tô transformando esse conteúdo em posts nas redes sociais e inclusive transformando muita gente e outros negócios com esse conteúdo.

 

Não se iluda: é impossível conseguir transformar tudo de uma vez em um único momento.

 

E nem tudo tu consegue transformar, entenda isso e aceite. Desenvolva outras coisas e transforme tudo isso.

 

Transformar é o que eu mais faço todos os dias aqui na Coelho Marketing. Transformar conteúdos em anúncios, para converter audiências em clientes e likes em vendas.

 

Essa é a transformação que a Coelho Marketing entrega. Qual é a transformação que o teu negócio entrega?

 

Todo mundo que vende um produto ou um serviço vende uma transformação. Como por exemplos:

  • Ninguém quer comprar um pacote de 300 aulas de academia certo? Todo mundo quer a transformação da barriga tanquinho.
  • Ninguém quer comprar 2 horas de salão de beleza. Todos querem comprar a transformação da beleza quando estiver pronto.

 

Quando a gente fala em transformação não pense em transformar o mundo inteiro mas sim o teu mundinho. No final o  que vale é entregar pro teu público a solução.

 

É inútil tu querer transformar o Instagram de desconhecido para super influencer da noite pro dia. É impossível! mesmo que tu tenha muita grana pra isso e compre seguidores (GRANDE ERRO!).

 

Se tu começar a desenvolver conteúdos, a postar com frequência, trocar ideias e expor opiniões, se relacionar e gerar valor com um conteúdo útil a probabilidade de tu ter uma transformação é gigante.

 

#Fazer #Inovar #Transformar são virtudes que todo empresário precisa pra ter resultados do marketing digital, beleza!

 

Já falamos sobre Analisar, Desenvolver e Otimizar. Você tem que identificar onde tá pecando no teu processo, qual momento que é, se tá fazendo tudo conforme planejado e se não está, como está ajustando e otimizando isso.

 

Falei também sobre as 3 virtudes que são essenciais pro teu resultado e para finalizar uma dica de OURO muito importante pra ter bons resultados do marketing digital: conheça o seu público alvo em detalhes e principalmente como utilizar nas suas campanhas.

 

2 TIPOS DE PÚBLICOS

Público Quente

 

Público que já te conhece ou teve alguma interação com o seu negócio (lista de clientes – email ou celular, leads, visualizou vídeos, visitantes do site ou ecommerce, leitores do blog e envolvimento nas redes sociais) é onde tu deve focar e investir pra aparecer pra ele. 

 

Público Frio

 

Público que te desconhece (listas frias, público de interesse – montados ou públicos semelhantes – lookalike).

 

Entender que existem esses dois tipos de público é muito importante para ter melhores resultados do marketing digital.

 

DICA: É desaconselhável fazer oferta direta pra um público frio (teu resultado tende a ser menor, mais caro e mais difícil de ser escalado). Fazer oferta pro publico quente (quem te segue e consome teu conteúdo, te acompanha, já tá conectado com as tuas entregas) que entende o valor do teu negócio vai funcionar bem melhor, vai por mim!

 

Não to falando que você nunca deve oferecer para público frio, vale o teste! Mas deve investir mais no público quente.

 

Como criar os públicos quentes? Como subir uma lista de e-mails e telefones na plataforma? Como criar um público de envolvimento no teu Instagram nos últimos 30, 60, 90 dias ou mais?

 

Conhecer e dominar as ferramentas de anúncio é necessário para ter mais resultados do marketing digital.

 

Se tu tá começando um negócio e precisa criar uma estratégia no digital ou sabe que esse será o melhor caminho para o seu negócio vender mais, você  precisa dominar os públicos e saber o momento para se comunicar com cada tipo.

 

Pra entender essa parte eu precisaria de mais umas 5.000 palavras em um novo artigo para falar sobre o funil de campanha:

 

  • Alcance (público frio, nunca te viu, você precisa se apresentar)
  • Envolvimento (frio e quente, gerar valor, tirar dúvidas, contar histórias)
  • Conversão (ideal só pra público quente, momento da oferta)

 

Só ofertar o seu negócio pra todos os públicos, o resultado do marketing digital é zero.

 

Uma coisa que muita gente faz é o impulsionar. Se você desconsidera a ideia de entender sobre campanhas de Alcance, Envolvimento e Conversão pode ser um perigo!

 

Na ferramenta impulsionar (Facebook) ou promover (Instagram) não temos todas as possibilidades de configuração de uma campanha online.

 

Na verdade o objetivo principal dessa ferramenta é simplificar e facilitar a promoção dos seus conteúdos porém, o impulsionar/promover é focado somente em campanhas do tipo envolvimento (clique no link, visualizar vídeo, envolvimentos e mensagens) com limitações de configuração.

 

O impulsionamento pode ajudar na entrega de conteúdo para públicos quentes. E eu vejo muito a galera errando feio nisso!

 

Exemplo comum: colocou 50 reais no anúncio, ganhou 500 likes, cliques e visualizações mas ficou sem vender nada!

 

É claro que não ia vender! Porque não é uma campanha de conversão e sim de envolvimento/consideração.

 

O relacionamento é sobre tu tira dúvidas, mostrar características, faz um vídeo, chama o contato no messenger, no whats ou directs pra conversar um pouco mais, ou até mesmo pra mandar ele pra um site, página de artigo de blog. 

 

Basicamente o impulsionamento serve pra gerar mais valor pro teu negócio e entregar para seus conteúdos para um público maior.

 

Muitas pessoas reclamam dos resultados do marketing digital porque investe só no impulsionamento ou pior ainda, não investe em nada.

 

Se você deseja aprender em apenas 6 semanas como:

 

  • Preparar e configurar o seu negócio no digital;
  • Desenvolver uma estratégia efetiva de comunicação;
  • Criar campanhas online para alcançar, envolver e converter 3x ou mais oportunidades para o seu negócio;
  • Aplicar o método de Analisar, Desenvolver e Otimizar;
  • Ter o meu suporte durante a sua jornada.

 

Mesmo iniciando do absoluto zero no digital, confira mais detalhes de como você pode fazer parte do Treinamento Marketing AO VIVO e ter melhores resultados do marketing digital, todos os dias.