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Segundo informações do Google, 97% dos consumidores utilizam a internet para pesquisar negócios locais. Se a maioria dos seus futuros clientes estão online, o seu negócio também deve estar.

A presença online é um importante pilar do Marketing Digital porque reforça sua marca e o que você oferece para o seu mercado.

Muitos empresários, quando iniciam no Marketing Digital, não sabem como construir uma presença online marcante para o seu negócio e publicam conteúdos apenas sobre PRODUTO, PREÇO e PROMOÇÃO.

Essa sem dúvida não é uma boa estratégia! Ou você vende bem, apenas com esse tipo de postagem???

Sabemos que esses três P’s são antigos conhecidos do universo do Marketing (os outros são PRAÇA e PESSOAS), mas quando falamos em vendas na internet é preciso ir além.

Manter uma presença online constante nas redes sociais não é uma tarefa fácil, mas também não é nenhuma engenharia de foguete.

Devido à falta de tempo e orçamentos mais apertados, sei que fica bem complicado para Micro e Pequenos Empreendedores produzirem novos conteúdos todos os dias.

Se você deseja iniciar o desenvolvimento do conteúdo para o seu negócio, ou terceirizar todo esse processo, preste atenção na dica a seguir.

Vou ensinar como é possível com apenas um novo conteúdo por semana (artigo, vídeo, infográfico) criar uma forte presença online nas redes sociais.

O que é uma Presença Online?

A presença online de uma marca é como ela aparece e se comporta no mundo Digital.

Vai muito além de ter um site e uma conta do seu negócio no Instagram. Presença online é como você/sua marca se comunica com os atuais e futuros clientes.

O “tom” que é utilizado nos textos e vídeos publicados, se utilizada Gifs animados ou precisa uma abordagem mais séria, quais as redes sociais que que o seu público utiliza e também a frequência de publicações.

Quem Não é Visto, Não é Lembrado

Presença Online Invisível

Esse é um ditado antigo, que funciona muito bem até hoje, principalmente para o Marketing Digital.

Partindo desse princípio, devemos marcar presença em todos os cantos que o nosso público circula. As redes sociais são grandes avenidas, cheias de novas oportunidades circulando, todos os dias.

Mas não se preocupe! Você não precisa mobilizar uma super equipe de jornalistas para produzir novos conteúdos diariamente e construir uma presença online relevante na timeline do seu futuro cliente.

Você precisa chamar a atenção das pessoas certas.

Eu sempre falo que todo conteúdo desenvolvido DEVE ser publicado e impulsionado (isso mesmo, pagar $$$) nas redes sociais com o intuito de impactar o seu cliente ideal e gerar tráfego qualificado.

Uma das grandes vantagens de utilizar o Facebook, como plataforma principal, para propagar conteúdo é a possibilidade de criar anúncios online, com uma excelente segmentação de público.

Para dominar a estratégia você precisa detalhar bem as Personas e alinhar com o conteúdo que será distribuído. Se você ainda não aproveita essa ferramenta do Facebook, confira o post no qual eu ensino o passo a passo de como criar uma Audiência Personalizada.

Conheça o Método 444

Alguns anos atrás, em um conteúdo da Rockcontent (na minha opinião a melhor agência de Marketing de Conteúdo do Brasil), ouvi sobre o Método 444. Esse método, consiste em repostar o seu conteúdo com pequenas alterações, 4 vezes,  com a seguinte distribuição:

  • 4 dias diferentes;
  • 4 horários diferentes;
  • 4 chamadas diferentes (imagem e título).

Essa foi uma sacada que incorporei na COELHO Marketing assim como para todos os clientes que atendemos, para ampliar a presença online, maximizar os resultados em vendas e levantar excelentes informações sobre os cliques e seguidores.

Informações importantes para o desenvolvimento de novos conteúdos e otimização dos mais antigos. É com base nesses dados que descobrimos os seguintes detalhes:

  • Qual tipo de imagem chama mais atenção;
  • Título com maior atração;
  • Melhores dias e horários para publicação;
  • Assunto que gera maior engajamento;
  • CTA com melhor conversão.

Após analisar os itens acima, em detalhe um a um, a sua produção de conteúdo ficará muito mais fácil e assertiva. Certamente, como consequência, o seu negócio terá uma excelente presença online nas redes sociais.

Evoluindo e Aplicando o Método

Método para evoluir a Presença Online

Depois de muito tempo aplicando o Método 444, eu ainda não estava satisfeito. Foi quando resolvi complicar um pouco mais as coisas. 😛

Complicar não era a minha intenção e sim organizar um sistema que proporcionasse uma presença online para qualquer tipo de negócio, produzindo apenas um novo conteúdo por semana.

Assim nasceu o Método 555. A ideia é a mesma do método anterior porém, com mais um repost:

  • 5 dias diferentes;                     
  • 5 horários diferentes;
  • 5 chamadas diferentes (imagem e título).

Complicou porque no Método 555 temos que criar mais ideias de títulos, chamadas e imagens. Nada que 30 minutos de brainstorm com a sua equipe não resolva.

Evolui esse método pelo simples motivo de preencher a semana (segunda a sexta) com postagens nas redes sociais, nesse caso o Facebook.

Para você entender melhor preparei essa planilha que explica como utilizar o Método 555. Para quem ainda vai iniciar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, apenas depois do 4º post será possível preencher toda a semana.

  • Conteúdo 1
  • Conteúdo 2
  • Conteúdo 3
  • Conteúdo 4

Tabela Método 555 de postagem

Sobre o melhor horário para postar, vai depender do seu público. No início publique em diversos horários diferentes, para testar o engajamento. Com o tempo você terá dados suficientes sobre as pessoas para saber qual é o melhor horário.

Lembre-se de analisar todas as publicações. Como todo conteúdo deve possuir uma chamada para ação (clique, ligue, assine, compre, curta, compartilhe, etc), invista nos posts com as melhores taxas de conversão.

É muito importante promover essas publicações para gerar tráfego e também ter maior volume de dados, para conseguir uma análise completa da estratégia adotada. Uma dica é utilizar a proporção 70/30 (70% do investimento em campanhas e 30% em impulsionamento), mesmo se o seu orçamento for de R$10,00 por dia.

Agora que você já conhece o Método 555, como aplicar e os seus benefícios, organize suas postagens e proporcione uma presença online marcante para o seu negócio. Se você deseja a minha ajuda para desenvolver um Plano de Marketing eficaz para a sua empresa e começar a vender mais pela internet, entre em contato.

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