Escolha uma Página

A competição entre as empresas no mundo online é tão intensa que devemos ficar atento a todos os detalhes do nosso conteúdo para atingir melhores posições nos resultados de busca.

 

Um elemento muitas vezes esquecido é as imagens. Boas imagens são obrigatórias para qualquer site bem sucedido. Elas servem para atrair e manter a atenção dos visitantes. Mas muitos empresários não percebem que elas também são um enorme reforço na geração de tráfego para o seu negócio.

 

Diferente das redes sociais que cada uma possui o seu padrão para imagens porém, a plataforma se encarrega de otimizar as imagens automaticamente. Quando falamos de imagens para um blog ou site, você precisa seguir alguns passos importantes para otimizar imagens para web.

 

O que significa Otimização?

Segundo o dicionário Aurélio, otimizar significa tornar ótimo ou ideal. É extrair o melhor rendimento possível, no que concerne a qualquer área de atividade. Otimizar é proceder a otimização, ou seja, empregar técnicas para selecionar as melhores alternativas para se atingir os objetivos determinados.

 

Otimizar custos, produtividade, processos, tempo etc., significa estabelecer prioridades para uma maior eficiência e eficácia em busca de obter os melhores resultados.

 

Por quê você deve otimizar imagens para web?

Um dos quesitos verificado pelo Google para o posicionamento do seu conteúdo nos resultados de busca é a velocidade de abertura do seu blog ou site, e as imagens estão diretamente ligadas a esse quesito. Otimizar imagens para web, além de deixar a sua página mais rápida, irá impulsionar o seu conteúdo para o topo dos resultados do Google e aumentar significativamente o seu tráfego.

 

  • Quantos segundos você espera uma imagem carregar na internet?
     
  • Quantas vezes você já abandonou um site por não ter aberto as imagens?
     
  • Qual a impressão que um conteúdo passa quando apresenta imagens de baixa qualidade?

 

Agora imagine a seguinte situação: um novo visitante acessa o seu conteúdo pelo celular no plano 3G… a imagem destaque demora mais de 3 segundos para carregar… para piorar mais a situação ele recebe um SMS da operadora informando que mais de 80% do plano de internet já foi consumido.

 

O que você acha que irá acontecer???

 

3 segundos! Isso é tudo que você tem. Se cada página, post ou landing page do seu site não carregar em no máximo 3 segundos… Seu futuro cliente irá desaparecer mais rápido do que um picolé no deserto.

 

Se você está apavorado com todas essas informações sobre otimizar imagens para web, não conhece ou domina programas de edição de imagens, não se preocupe. Siga esse checklist e aprenda como otimizar imagens para web de uma forma rápida, fácil utilizando apenas aplicativos online e gratuito.

 

Nome

Nome da Imagem

A primeira coisa que você deve alterar na sua imagem é o nome dela. Isso mesmo, altere o nome do arquivo.

 

Nunca, eu disse nunca suba uma imagem para a web com o nome original do arquivo. Normalmente arquivos gerados por câmeras fotográficas, scanners, celulares e até mesmo as adquiridas de um banco de imagens, são nomeadas com algum tipo/padrão de código ex: img12042017.jpg, pic_20170412_00010.bmp, icon041220171955.png.

 

O Google não sabe VER uma imagem, mas ele sabe LER uma imagem.

 

Uma boa dica nesse momento é utilizar a palavra-chave do seu conteúdo e também relacionar com a aplicação da imagem. Além de fortalecer o SEO, facilita na organização e produção do conteúdo. Ex: “destaque-otimizar-imagens-para-web.jpg” é o nome da imagem destacada desse post.

 

Resolução

Ajustar tamanho

Da mesma forma que não devemos utilizar imagens de baixa qualidade (resolução), não devemos utilizar imagens com resolução maior que o necessário.

 

Essa é uma propriedade muito importante que está ligada diretamente com o “peso”, tamanho em kilobytes, do arquivo. Sempre que você faz o download de uma imagem para utilizar em um post ou em qualquer material online, de a preferência para imagens em alta resolução.

 

Mesmo com a popularização das telas HD e FULL HD, segundo pesquisa da W3Counter, a resolução mais utilizada atualmente é 1366 x 768 pixels. Essa é a resolução encontrada na maioria dos notebooks, monitores e também celulares.

 

Não adianta nada você configurar um blog para uma resolução máxima de 980 pixel de largura e utilizar uma imagem de 1280 pixel. Nesse caso será feito apenas uma redução visual no tamanho da sua imagem, por código HTML ou CSS (função automática do WordPress, também presente em outras plataformas), e isso não irá reduzir o tamanho em bytes do arquivo.

 

Para aplicar esse ajuste você pode utilizar os famosos programas de edição de imagem (Adobe Photoshop, Illustrator, Paint :P) para aplicar um corte (crop) ou apenas reajustar a resolução para o tamanho ideal.

 

E qual é o tamanho ideal? Na minha opinião a resolução ideal para uma imagem é a relação entre qualidade (resolução) x tamanho (bytes). Uma resolução que geralmente utilizo em meus projetos é 1080 x 720 pixel. Essa é uma boa relação de qualidade x tamanho, uma foto com bastante detalhes e cores, após ser otimizada, fica abaixo dos 150 kb com uma boa qualidade visual.

 

Se para você esses programas são um problema, a minha dica é utilizar o BeFunky. Um aplicativo grátis e online que ajusta a resolução da imagem, aplica crop e mais alguns efeitos. Sem dúvida essa é a maneira mais rápida e fácil para otimizar imagens para web no tamanho ideal.

 

Defina a resolução ideal e aplique em todas as imagens. Padronize o tamanho das imagens que serão utilizadas no seu blog, isso mostrará para o seu futuro cliente que você se preocupa nos mínimos detalhes para entregar um conteúdo de qualidade.

 

Compactação

Compactação da Imagem

Somente reduzir o tamanho da imagem não é o suficiente para otimizar imagem para web, é preciso compactar.

 

Compactar arquivos é uma prática popular muito antes da internet. Alguns anos atrás, era necessário compactar arquivos, inclusive imagens, para colocar dentro de um disquete de apenas 1,4Mb. Hoje em dia os compactadores evoluíram e se popularizaram, como os arquivos ZIP e RAR.

 

Para as imagens, possuímos compactadores exclusivos, um grande exemplo é o Joint Photographics Experts Group (JPEG ou JPG). Esse é o nome do grupo responsável por criar este método, que é um dos métodos mais utilizados de compressão de imagens desenvolvidos até hoje.

 

Esse tipo de compactação permite comprimir um arquivo e obter como resultado final uma imagem com qualidade boa e pequena em tamanho. Sem dúvidas esse será o tipo de compactação que você mais irá utilizar.

 

Os arquivos .GIF também são bem conhecidos e geralmente utilizamos em imagens pequenas como ícones, botões e para os famosos Gifs Animados. Apesar de não ser indicado para imagens de alta qualidade, possui uma compactação média e o o benefício do fundo transparente.

 

Outro sistema de compactação de imagem que cada vez é mais utilizado são os arquivos PNG. Se você precisa de qualidade de imagem, fundo transparente e não se preocupa com o tamanho final do arquivo, a sua escolha é o PNG.

 

Independente de qual compactação será utilizada na sua imagem uma coisa é certa, sempre buscamos o menor arquivo possível. Para isso vou passar mais uma dica: utilize o otimizador de imagens para web TinyPNG.

 

Esse aplicativo online e gratuito, consegue otimizar/compactar imagens .JPG e .PNG de uma forma rápida e muito simples. Basta você arrastar o arquivo para a página que o sistema se encarrega do resto. Já consegui redução maiores que 90% do tamanho do arquivo, sem perder qualidade na imagem.

 

Texto ALTernativo

ALT Text

O famoso atributo “ALT Text” não pode ser esquecido. Volto a repetir: o Google não sabe VER imagem (ainda), ele sabe LER imagem.

 

Esse é um detalhe muitas vezes esquecido. O texto alternativo é uma descrição, uma forma de dizer para os mecanismos de busca sobre o significado da imagem. Infelizmente o mais comum é encontrar esse atributo em branco ou até mesmo preenchido de maneira errada.

 

A maioria das plataformas de criação e gestão de conteúdos (WordPress, Winx, Netzei, Klickpages, entre outros) já possuem o campo para preencher esse atributo. É por ele que o Google relaciona a sua imagem nos resultados de busca por um temo.

 

Agora você entende porque devemos preencher o texto alternativo para otimizar imagens para web? Sem essa descrição o Google não consegue relacionar a imagem com o conteúdo e portanto, não irá referenciar nos resultados de busca.

 

A melhor forma para preencher esse atributo é utilizar a palavra-chave + descrição da imagem. Ex: “otimizar imagens para web com o uso do texto alternativo” é a descrição da imagem destacada desse post.

 

Resumindo:

 

  1. Utilize a keyword no nome do arquivo;
     
  2. Ajuste a resolução;
     
  3. Sempre aplique um compactador/otimizador de imagens;
     
  4. Nunca esqueça de preencher o Texto ALTernativo. 

 

Espero que esse post ajude você a otimizar imagens para web sem complicações e melhorar o posicionamento dos seus conteúdos nos resultados de pesquisa. Esse é um passo a passo essencial para incluir no seu fluxo de trabalho de criação de conteúdo para adicionar melhorias instantâneas ao seu blog, site ou qualquer outra aplicação online que utilize imagens.

Já que estamos falando sobre imagens, quero aproveitar e deixar os links de sites que recomendo para encontrar imagens:

Freepic – Um dos mais conhecido. Oferece uma enorme biblioteca de imagens (fotos, ilustrações e ícones) gratuitas para utilizar no seu conteúdo. 

Unsplash – Fotos profissionais, alta resolução e de graça, na minha opinião o site Unsplash é o melhor. 

 

Se você quer saber como está a otimização dos seus conteúdos online, e receber outros insights para melhorar o posicionamento do seu negócio na internet, solicite uma Análise de Presença Online agora mesmo. Descubra quais os principais pontos que você deve melhorar o quanto antes para atingir melhores resultados e vender mais e melhor, todos os dias.

 

Um grande abraço e até o próximo post. 😉