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Aprenda de uma vez o que é Persona, para que serve e como utilizar na sua estratégia de Marketing Digital.

 

Hoje vamos falar sobre as PERSONAS (Avatar), a pessoa ou melhor, as pessoas ideais para você vender o seu produto ou serviço. Se você, já jogou RPG, com certeza você sabe o que é uma Persona.

 

Persona ou Avatar, é um personagem “criado” para representar o seu cliente, o seu comprador ideal. Se você já possui uma base de clientes ativos, é essa lista que devemos analisar para criar as suas Personas.

 

Caso você ainda não possua clientes (se for um negócio novo), pesquise o seu mercado, concorrentes e faça uma boa análise do público-alvo para conhecer melhor as suas Personas.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PERSONA E PÚBLICO-ALVO?

 

Público-Alvo:

Exemplo de Público

É mais geral, mais abrangente. Pode ser definido pelos seguintes critérios: faixa etária, região, classe social, poder de compra, comportamento e preferências. O ideal é que ele seja definido com base em mais de um critério.

 

O público alvo da COELHO Marketing é formado por homens e mulheres de 30 a 50 anos, empresários ou profissional liberal, preferencialmente residentes da Grande Florianópolis, que buscam melhorar suas vendas na internet ou implantar o Marketing Digital no seu negócio.

 

Persona:

Exemplo de Persona

É bem específica. Maria Eduarda, 37 anos, sócia de uma pet-shop, casada, uma filha de 6 anos, formada em administração, adora uma balada, não sai do Facebook, quer aprender a melhor forma de promover o seu negócio nas redes sociais e atrair mais clientes para a sua loja.

 

Conseguiu ver a diferença? Persona é uma pessoa selecionada do seu público-alvo. Lembre-se, você pode e deve criar mais de uma persona. Afinal você não tem apenas um tipo de pessoa, você tem um público.

 

PARA QUE SERVE A PERSONA?

 

Como é um pouco complicado e muito amplo, trabalhar com sistemas e campanhas de vendas online pensando em um grande público, criamos as Personas.

 

Assim no momento que desenvolvemos conteúdo, podemos direcionar as nossas ideias nesse Avatar. Como é a sua jornada de compra, quais as dúvida e objeções que ela possui antes de fechar negócio com você. Oferecer o conteúdo certo para a pessoa certa e principalmente definir os assuntos/tópicos que serão abordados no seu material.

 

Sem definir uma Persona, você pode desviar do seu público-alvo e errar na comunicação com o seu cliente. Enviar promoções de carros para quem procura moto, ou criar um conteúdo extremamente técnico para uma persona que busca apenas uma simples explicação.

 

COMO CRIAR UMA PERSONA

criar uma persona

Se você conhece bem o seu cliente padrão, tudo fica mais fácil, até porque muitas vezes você já sabe quais são as características, dúvidas e inclusive qual conteúdo ela consome e em qual plataforma, quais são suas atividades pessoais e profissionais.

 

Caso você não possua uma lista de clientes, porque vai iniciar ou acabou de iniciar o seu negócio, essa tarefa é um pouco mais complicada… minha dica é efetuar uma análise da concorrência e analisar o perfil do seu público. Aproveite as redes sociais, são uma excelente ferramenta. Verifique nos comentários e compartilhamento do conteúdo dos seus concorrentes. Sem dúvida é uma ótima fonte de dados. Com isso você consegue aproximar os detalhes e características para criar as suas Personas.

 

Para ajudar nesse processo confira os seguintes itens:

  • Características físicas e psicológicas;
  • Atividades pessoais e profissionais mais comuns;
  • Seus maiores objetivos, desafios e obstáculos;
  • Tipo de informações que consome;
  • Quem são seus influenciadores.

 

Essas são algumas dicas para desenvolver as suas Personas. Outras informações deverão ser levantadas com uma pesquisa direta (pergunte para os seus clientes), você pode enviar uma pesquisa por e-mail (Google Form, SurveyMonkey) ou utilizar o bom e velho telefone.

 

Após levantar esses dados, o próximo passo é detalhar o perfil:

  • Nome da Persona (você escolhe);
  • Sexo;
  • Idade;
  • Cargo/Ocupação;
  • Ramo de atividade;
  • Nível de escolaridade;
  • Meios de comunicação utilizados.

 

Organize esses dados em uma planilha para poder classificar e facilitar a análise dos dados. Se preferir utilize o Fantástico Gerador de Personas desenvolvido pela Resultados Digitais em parceria com a Rockcontent. Esse app ajuda você no passo a passo da criação de forma simples e organizada, ao final gera um PDF com as informações que inclui até foto do seu Avatar.

 

Esses personagens serão as estrelas do seu planejamento de Marketing. Quando você escreve um post, grava um vídeo ou está pesquisando sobre novos conteúdos e estratégias, sem dúvida tudo fica mais fácil e mais certeiro quando você conhece bem as suas Personas.

 

RESUMO

 

  1. Público-alvo é abrangente, Persona é específica;
  2. Facilita o desenvolvimento de conteúdo e todo o planejamento de Marketing;
  3. Analise sua lista de clientes atual ou pesquise o seu concorrente;
  4. Levante os dados relevantes sobre o seu público (principalmente dores e objeções);
  5. Estude bem suas Personas.

 

Depois de definir as Personas, você estará pronto para se comunicar da maneira mais certeira e adequada com seus clientes.

 

O próximo passo é conhecer a jornada de compra dessas personas e ajustar o seu Funil de Vendas, mas esse é assunto para um próximo post. 😀

 

Se você quer a minha ajuda para desenvolver o seu planejamento de Marketing Digital, participe GRÁTIS das nossas Lives.