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Se o seu desejo é VENDER MAIS E MELHOR TODOS OS DIAS, você precisa conhecer o Inbound Marketing e suas etapas.

 

Vamos ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e ENCANTAR novos clientes para o seu negócio.

 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre Inbound Marketing, Marketing de Atração, também conhecido como Marketing de Conteúdo. Se bobiar já utiliza algumas das ações do Inbound Marketing no seu negócio.

 

O Inbound Marketing tem sido o método de marketing mais eficaz para fazer negócios online. Foi criado pelo Americano e fundador da HubSpot Brian Halligan em 2006, mas ficou popular somente em 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

 

A cada dia, várias empresas de diferentes portes, inclusive a COELHO Marketing, utilizam esse método para conquistar mais e mais clientes, gerar mais vendas e ampliar sua autoridade online.

 

O método consiste na criação de conteúdo de qualidade para atrair novos Leads  (potencial consumidor), que irão querer consumir o seu serviço ou produto. Lembre-se: Atrair e não empurrar goela a baixo, um conteúdo que você nem mesmo gosta ou sequer possui qualquer interesse.

 

A grande diferença entre Inbound Marketing e o Marketing Tradicional (Outbound Marketing), é que no Inbound o cliente é quem procura a empresa e todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas.

 

Diferente do Marketing Tradicional/Off-line, no qual você não sabe realmente quantas pessoas:

 

  • Visualizaram o seu conteúdo;
  • Viram esse conteúdo e visitaram o seu site;
  • Foram convertidas para sua lista de e-mail;
  • Fecharam uma compra do seu serviço ou produto.

 

Eu não tenho nada contra o marketing tradicional, também utilizo várias ferramentas de Outbound Marketing para prospectar novos clientes, todos os dias.

 

No entanto, sei que pode ser uma estratégia muito cara e com uma eficácia impossível de ser mensurada. Isso vale em geral, para todas as mídias tradicionais (panfletos, busdoor, anúncios em revistas, entre outros).

 

Devemos também considerar o risco – comum – de ser necessário aplicar alguns ajustes no meio da campanha, alterar uma imagem, atualizar uma chamada para ação… Vai sair muito mais caro ao fim do processo, devido os custos de material, impressão, instalação e até mesmo distribuição.

 

No Marketing Digital tudo é editável, tudo pode ser alterado e melhorado a qualquer momento, e isso é uma das coisas que mais é feito no marketing online: o famoso teste A/B.

 

Testar, alterar e analisar todas as ações para alcançar os melhores resultados. Ou seja, após conhecer as informações, é possível otimizar as campanhas, com o objetivo de atingir o melhor Retorno Sobre Investimento (Return On Investment – ROI).

 

As 4 ações de Inbound Marketing são: ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e ENCANTAR.

 

Vamos entender um pouco mais de cada ação?


1 – ATRAIR

aatrair clientes

 
Não queremos apenas qualquer tráfego para o nosso site, queremos o tráfego certo. Queremos visitantes com a maior probabilidade de se tornarem potenciais consumidores (Leads). Ao publicar o conteúdo certo, no lugar ideal, e no momento adequado, o seu Marketing se torna relevante e útil para os clientes certos.

 

Quem são as pessoas “certas”? Nossos clientes ideais, também conhecidos como Personas.

 

Algumas das ferramentas mais importantes para atrair os visitantes certos para o seu conteúdo são:


BLOG

É impossível pensar em Inbound Marketing sem um Blog de Vendas. Um Blog é a melhor maneira de atrair novos visitantes para o seu site e, claro, é o melhor local para publicar o seu conteúdo. Esse é o seu terreno, você dita as regras.


SEO

Seus clientes começam o processo de compra geralmente usando um motor de busca (Google, Yahoo, Bing) para encontrar algo que têm dúvidas, geralmente buscam soluções sobre algo, ou alguma coisa. Então, você precisa ter certeza de que você é referenciado nas buscas e encontrado pelo seu cliente.

 

Para fazer isso, você precisa analisar e escolher cuidadosamente as palavras-chave ideais, aquelas que os compradores utilizam para encontrar o seu produto ou serviço, Então, é o hora de criar conteúdo útil com essas palavras e otimizar as páginas.


Páginas

As páginas do seu site são como uma vitrine de uma loja. Portanto, coloque o seu melhor para ser visto! Otimize seu site para atrair novos compradores. Mantenha sempre suas páginas atualizadas e nunca esqueça de ser 100% responsivo para se ajustar a sua vitrine em qualquer tamanho de tela.


Rede Social

Para ter uma estratégia de atração bem-sucedida, você não pode esquecer das Redes Sociais para compartilhar e impulsionar os seus conteúdos, página, vídeos e todo material rico desenvolvido. Você deve estar presente nas redes onde suas Personas passam o tempo.


2 – CONVERTER

converter leads

 
Uma vez que você atraiu novos visitantes para o seu blog/site, a etapa seguinte é converter esses visitantes desconhecidos em pessoas conhecidas, coletando suas informações de contato. No mínimo, você irá pedir nome e e-mail.

 

Informações de contato é a moeda mais valiosa para negócios on-line. Assim, para que seus visitantes entreguem seus dados, você precisa oferecer algo de valor em troca! Esse “pagamento” vem na forma de conteúdo rico, como eBooks, whitepapers, modelos de documentos e planilhas, checklists ou qualquer informação útil, interessante e valiosa para os seus Leads.

 

Algumas das ferramentas mais importantes na conversão de visitantes para Leads incluem:


Formulários

Para que os visitantes se tornem Leads, eles devem preencher um formulário e enviar suas informações. Otimize seus formulários para tornar essa etapa do processo de conversão o mais fácil possível.


Chamadas Para Ação (Call to Action – CTA)

São botões, links, frases que incentivam seus visitantes a uma ação, como ” inscreva-se na nossa newsletter” ou “baixe agora o nosso e-book grátis”. Se você não tiver chamadas para ação ou suas chamadas não forem atraente o suficiente, você não vai gerar Leads.


Páginas de Destino (Landing Pages)

Quando um visitante do site clica em uma chamada para ação, eles devem ser enviados para uma página de destino. Uma página de destino é onde a oferta do call-to-action é cumprida, e onde o formulário para troca de informação é apresentado.

Quando o visitante do site preencher um formulário em uma página de destino pela primeira vez, esse visitante se torna um contato.


3 – FECHAR

fechar vendas

 
Você atraiu os visitantes certos e converteu os Leads corretos, mas agora você precisa transformar esses Leads em clientes. Como você pode realizar essa façanha? Algumas ferramentas de marketing podem e devem ser usadas nesta fase, para certificar que você está fechando com o Lead certo, no momento ideal.

 

Conheça algumas dessas ferramentas:


CRM

Acompanhe os detalhes sobre todos os clientes, empresas e negócios em seu funil de venda, e entre em contato com o Lead no momento certo.

Os sistemas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management – CRM) além de facilitar as vendas, certificam que você terá as informações certas ao alcance de seus dedos, para se envolver melhor com os clientes em potencial.

Com os relatórios gerados pelo CRM, você saberá quais ações de marketing estão gerando os melhores resultados. E você, ou sua equipe de vendas, saberá qual Lead está no momento certo para a compra.


E-mail

O que você faz se um visitante clicar na sua CTA, preencher um formulário para baixar o seu e-book, mas ainda não está pronto para se tornar um cliente? Simples: envie, em etapas, uma série de e-mails focados no conteúdo relevante para o Lead, preparando para o fechamento do negócio.


Automação de Marketing

Este processo envolve a criação de modelos e sequências de e-mails personalizados e automatizados para as suas listas conforme o estágio do funil de vendas.

Por exemplo, se um visitante baixou um e-book seu sobre um determinado tópico no passado, o sistema de automação dispara automaticamente uma série de conteúdos relacionados. Desse modo a automação irá qualificar, ou melhor, aquecer o seu Lead, até o momento da compra.


4 – ENCANTAR

encantar clientes

 
Após ATRAIR, CONVERTER e FECHAR, você deve continuar com a produção de conteúdo útil para ajudar a resolver outros problemas, conforme o interesse do seu público e entregar um excelente serviço de pós-venda. Somente assim vamos conseguir converter um visitante em cliente, e um cliente em um divulgador.

 

Um cliente divulgador é um soldado da sua marca que fica responsável por ENCANTAR dezenas, centenas e até milhares de clientes utilizando a melhor arma de marketing que é o boca a boca, e assim atrair mais visitantes e mais vendas, todos os dias.

 

Só porque alguém já fechou negócio com você não significa que você pode esquecê-lo! Lembre-se, é muito mais fácil vender algo para um cliente do que vender para um desconhecido. Você pode oferecer um upsell do seu serviço/produto, renovar um contrato ou vender algo totalmente novo, para a sua base de clientes ativos.

 

Algumas ferramentas utilizadas para encantar os clientes são:


Pesquisas

A melhor maneira de descobrir o que seus usuários querem é perguntando. Utilize as pesquisas para garantir que você está fornecendo aos clientes aquilo que eles realmente estão procurando.


Mais Conteúdo

Fornecer aos seus clientes existentes conteúdo útil, e com foco nos interesses, é uma excelente forma de ajudá-los a atingir os objetivos, vender novos serviços/produtos e transformá-los em divulgadores da sua marca.


Monitoramento Social

Acompanhe os comentários dos seus conteúdos. Fique atento às perguntas, sugestões, gostos e desgostos de seus clientes. Sempre falo que os comentários são as melhores fontes de conteúdo.


RECAPITULANDO

Fluxograma da Consultoria de Vendas e Marketing Digital

 

  • Criação de Conteúdo e Distribuição – Crie conteúdo direcionado que responda às perguntas e necessidades básicas dos clientes e, em seguida, compartilhe esse conteúdo.
  • Personalização – Adapte o seu conteúdo aos desejos e necessidades dos seus Leads e futuros clientes. A medida que você aprender mais sobre eles, você pode e deve personalizar melhor suas mensagens e conteúdos.
  • Multi-canal – O Inbound Marketing é multicanal porque atinge as pessoas onde elas estão, no canal em que elas escolheram para interagir com você.
  • Integração – Criação de conteúdo, publicação e análise trabalham juntos como uma máquina, permitindo que você se concentre em publicar o conteúdo certo, no lugar ideal, no melhor momento.

 

O mercado está aderindo a metodologia do Inbound. Isso porque o Inbound Marketing pode sair até 62% mais barato que o Marketing Tradicional.

 

Não possuir uma estratégia de Inbound Marketing para o seu negócio pode ser um fator decisivo, que irá resultar em ficar atrás dos seus concorrentes, em especial aqueles que já adotam o método.

 

Agora que você já sebe o que é Inbound Marketing, você pode levar o seu negócio para o próximo nível e começar a vender mais e melhor, todos os dias.

 

Se você deseja a minha ajuda para desenvolver e aplicar as ações de Inbound Marketing para a sua empresa, você já sabe como me encontrar.

 

Um grande abraço e até o próximo post 😉

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