4 Dicas de Como Obter Sucesso Através do Marketing Empresarial

marketing empresarial

O sucesso nos negócios dependem muito de um gerenciamento eficiente e estratégias de marketing empresarial bem executadas, além de um planejamento focado nos objetivos e metas para curto, médio e longo prazo, de modo a desenvolver diferentes aspectos da marca.

Desse modo, entender o conceito de marketing empresarial e como ele pode ser usado no meio empresarial é uma ótima maneira de realizar suas vendas com qualidade, atrair novos clientes e conseguir aumentar o faturamento.

Marketing Empresarial

O marketing empresarial é um conjunto de técnicas e ações promocionais que visam aumentar a gama de clientes, fidelizar os já existentes e, assim, conquistar sucesso para a organização no mercado.

Este conceito envolve todas as estratégias de marketing feitas para o online e offline.

Para obter sucesso, toda a equipe deve trabalhar alinhada e buscando o mesmo objetivo, traçados no início do planejamento, mas que – de modo geral – consiste em transformar as metas organizacionais em realidade.

Antes de colocar em prática as técnicas de marketing empresarial, é muito importante ter conhecimento sobre os 4 Ps, pois esta é a base para qualquer estratégia com foco promocional. São eles:

  1. Produto

Se refere aos produtos e serviços que a empresa oferece ao consumidor, sendo necessário apresentar seu valor e soluções proporcionadas.

Para isso, é muito importante que o produto tenha todos os benefício, características e informações anunciadas e especificações técnicas descritas.

Elaborar mercadorias e serviços que resolvam a vida dos clientes são formas de ter sucesso, visto que mais do que itens, busca-se soluções e sensações ao adquirir algo.

Assim, definir como o produto pode ser utilizado e para que serve é uma maneira de se diferenciar dos concorrentes.

  1. Preço

É o valor que os clientes terão que pagar para adquirir o produto ou serviço. O preço está diretamente relacionado aos lucros e valor do item, podendo ser um diferencial para atrair o público.

Um preço mais elevado comparado a outros no mercado pode criar a sensação de que o produto/serviço tem muita qualidade, ponto que pode chamar a atenção das pessoas, mas é preciso ter cautela nesses casos.

Preços baixos também são um atrativo de mercado, visto que se tornam mais acessíveis, mas podem trazer a falsa impressão de qualidade reduzida.

Por isso, implementar uma avaliação mais clara de orçamento de assessoria contábil, os custos e o custo praticado pela concorrência também pode ser bastante efetivo para a definição das cobranças e diferenciais que serão ofertados.

  1. Praça

Se refere à colocação do produto no mercado, ou seja, o local que as mercadorias ou serviços serão comercializados. 

Este lugar não se resume apenas a espaços físicos e lojas tradicionais. Isso significa que ambientes virtuais, como um e-commerce ou site, também podem ser utilizados e considerados nas ações.

Ter uma loja e um site bem organizado é muito importante para causar uma boa impressão ao cliente e facilitar o acesso a um maior público, visto a redução de barreiras geográficas.

  1. Promoção

Está relacionada a maneira como acontece a divulgação dos produtos e serviços da empresa, envolvendo todos os canais que serão utilizados para tornar a companhia mais conhecida, sejam estes tradicionais ou digitais.

Isto posto, investir nos canais em que o público-alvo está mais presente é uma maneira de tornar a comunicação da empresa mais eficiente, aumentando os resultados positivos. 

Desse modo, uma empresa para criar aplicativo pode fazer a divulgação de seus serviços online e offline, oferecendo materiais que demonstrem a importância de um app próprio nas redes sociais, por exemplo, atraindo pessoas/empresas interessadas neste tipo de trabalho.

Marketing Empresarial e Inbound Marketing

Com o crescimento do inbound marketing, as empresas podem se aproximar dos seus clientes, oferecendo boas experiências na jornada de compra e trazendo mais valor à experiência, visto o conhecimento ofertado. 

Na prática, o marketing digital é composto de estratégias diversas que podem ser aplicadas para médio e longo prazo.

Já o marketing empresarial pode ser composto por essas campanhas, mas também por técnicas para curto e médio prazo, abarcando a publicidade nas mídias tradicionais.

Deste modo, é preciso considerar as vantagens de cada ambiente, bem como o público que se deseja atingir para estabelecer campanhas mais efetivas e tornar os contatos menos invasivos.

Uma maneira de aumentar as vendas é apostando no outbound marketing e inbound marketing de maneira conjunta.

O Outbound Marketing é a estratégia tradicional de marketing, ou seja, se utiliza de campanhas publicitárias em rádio, TV, folhetos, mídia impressa, alguns modelos de e-mail marketing e telemarketing.

Essa estratégia também pode estar presente nas mídias sociais e outros canais online, e é caracterizada como um marketing de interrupção.

Neste caso, os empresários podem apostar no uso do outbound no universo digital para chamar a atenção do público de forma mais direta.

Contudo, mesmo essas ações podem ser feitas considerando o perfil de potencial cliente, alcançando um público mais específico e qualificado para o negócio.

Ao assistir um vídeo, por exemplo, você certamente já foi interrompido por um anúncio, seja de uma consultoria contábil para micro e pequenas empresas ou mesmo relacionado a alguma pesquisa feita anteriormente. 

Banners, pop-up, e-mails em massa são alguns exemplos de publicidade presentes no outbound marketing e visam conciliar as propagandas apresentadas em momentos oportunos com os possíveis interesses desses usuários.

Já o Inbound Marketing é o chamado marketing de atração e sua ideia principal é fazer com que o cliente chegue até a empresa de forma mais “ativa”, como ao encontrá-la por meio de uma busca. 

Com isso, a empresa consegue despertar o interesse nos produtos e serviços oferecidos pela companhia por meio de materiais de qualidade e pela confiança que passa para o usuário.

Nesse caso, a atração dos leads com o inbound marketing acontece graças às buscas na internet e os conteúdos em blogs, sites, ebooks, redes sociais e outras ferramentas que ajudam atrair leads (potenciais clientes).

Os benefícios do inbound para o marketing empresarial consistem em:

  • Aumento na visibilidade e conscientização da marca;
  • Otimização de gastos;
  • Geração de vendas qualificadas;
  • Promoção de estratégia voltada para o consumidor;
  • Melhora o ranqueamento da marca;
  • Traz confiança e credibilidade.

Estes são alguns benefícios que o inbound pode agregar a uma empresa de cabeamento de rede e em outras de diferentes áreas de atuação por conta das facilidades e otimizações que agrega ao negócio, permitindo a disseminação de materiais e de seus valores.

Diferentes Tipos de Marketing Empresarial

Para que todos esses benefícios sejam sentidos e diferentes públicos alcancem os canais oficiais de comunicação da marca, diferentes estratégias podem ser utilizadas.

Uma maneira de potencializar o marketing empresarial é apostando em outras ferramentas de marketing e conciliá-las de forma adequada, integrando público, fornecedores e stakeholders conforme a missão e visão da marca.

Neste contexto, algumas opções que podem ajudar a elevar o trabalho da empresa e seu valor de marca são:

  1. Endomarketing

Esta é uma estratégia que visa não apenas atingir ao público externo de clientes, sendo um marketing que visa especificamente melhorar a imagem do negócio frente aos colaboradores.

Assim, as ações elaboradas focam diretamente no engajamento dos colaboradores e agregam valor a eles e à rotina, algo que pode transformar positivamente o ambiente de trabalho e a visão de futuros talentos.

Promover premiações, distribuição de brindes corporativos personalizados são alguns exemplos de endomarketing bem executado.

  1. Marketing nas redes sociais

Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e outras redes são excelentes canais para o marketing empresarial, graças à alta presença dos usuários.

A interatividade é o grande trunfo das redes, pois aumentam as chances de humanizar a empresa/marca, além de facilitar o relacionamento com os clientes de forma mais direta e efetiva.

  1. E-mail marketing

Elaborar bons e-mails é uma excelente opção para se comunicar com os futuros cliente e parceiros.

Uma maneira de facilitar o processo de criação é ter plataformas que otimizam a autenticação e a segmentação conforme o perfil dos usuários.

Assim, permite-se o monitoramento do desempenho para que os disparos sejam realizados no melhor momento e para os clientes com determinado perfil, melhorando os resultados.

Com essa estratégia, é possível enviar ofertas de portão de alumínio de correr valor e diversos outros produtos, serviços e itens para alguém que buscou na página artigos para reforma, por exemplo.

  1. SEO em suas páginas

Apostar na otimização de SEO (mecanismos de buscas) contribui para que o site fique bem posicionado nos buscadores de pesquisas, fazendo com que os usuários tenham mais chances de clicar no seu site. 

Com o SEO é possível conquistar o tráfego orgânico, ou seja, mais pessoas visitando a página da web, blog ou rede social, o que auxilia na conversão e aumento de vendas.

Para conseguir ganhos interessantes com esta estratégia é necessário aplicar:

  • Palavras-chave de modo inteligente nos textos;
  • Aprimorar as páginas do site e URL;
  • Repetir a palavra-chave pelo menos uma vez no texto;
  • Adicionar links adequados para aumentar a relevância do conteúdo;
  • Utilizar materiais multimídias.

Existem outras estratégias que podem ser implementadas para ajudar no marketing empresarial, evidenciando o que há de melhor em diversos segmentos, mas essas são as que mais se destacam.

Marketing Empresarial nos Negócios

Alguns empresários podem pensar que o marketing gera muitos gastos para a empresa, mas na verdade se trata de um investimento muito vantajoso e, inclusive, de gastos reduzidos/flexíveis em determinadas campanhas.

Para se ter uma ideia, quando bem utilizadas, as estratégias proporcionam: bom retorno sobre investimento, aumento das vendas, fidelização dos clientes, melhora na relação com público, reforço do branding e melhora na visibilidade.

Assim, definir os objetivos e melhorar a comunicação são formas de conseguir excelentes resultados para a empresa.

Utilizar a tecnologia a seu favor é algo que pode promover bons resultados nas ações de marketing empresarial, além de facilitar a elaboração de gerenciamento de riscos ocupacionais, documentos e outros projetos para o desenvolvimento da marca, também facilitando os processos.

A tecnologia pode ajudar na execução das atividades internas, além de contribuir na atração e fidelização de clientes, atuando, por exemplo:

  • Otimização dos sites;
  • Facilita a elaboração de campanhas e anúncios online;
  • Possibilita a automação do marketing;
  • Ajuda no desenvolvimento de aplicativos para a empresa;
  • Auxilia na conquista da confiança dos clientes.

Isto posto, apostar no uso de recursos tecnológicos possibilita ter muito sucesso na área de atuação e criar relevância no segmento, além de manter a gama de clientes e lucros.

No marketing empresarial, além das ações online, apostar nas promoções que podem ser efetuadas em lojas físicas pode ser algo benéfico para as empresas, fortalecendo os resultados.

A distribuição de brinde personalizado para empresa, por exemplo, é algo que pode consolidar a marca e o trabalho da empresa no imaginário das pessoas, trazendo uma experiência mais agradável ao cliente. 

Esta é uma excelente estratégia de marketing empresarial, que chama a atenção do público-alvo, agregando valor, e pode atrair novos clientes durante o uso do brinde, o que aumenta o faturamento da empresa.

Portanto, elaborar um conjunto de ações que ajudam na construção e consolidação da empresa na área de atuação é fundamental para atrair novos investidores e clientes, trazendo sucesso e fidelização do público.

Se você deseja uma ajuda direta para desenvolver a estratégia ideal para o seu marketing empresarial confira como funciona a Mentoria do Zero Ao Lançamento no Ar!!!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

DEIXE UM COMENTÁRIO!