O sucesso nos negócios dependem muito de um gerenciamento eficiente e estratégias de marketing empresarial bem executadas, além de um planejamento focado nos objetivos e metas para curto, médio e longo prazo, de modo a desenvolver diferentes aspectos da marca.
Desse modo, entender o conceito de marketing empresarial e como ele pode ser usado no meio empresarial é uma ótima maneira de realizar suas vendas com qualidade, atrair novos clientes e conseguir aumentar o faturamento.
Marketing Empresarial
O marketing empresarial é um conjunto de técnicas e ações promocionais que visam aumentar a gama de clientes, fidelizar os já existentes e, assim, conquistar sucesso para a organização no mercado.
Este conceito envolve todas as estratégias de marketing feitas para o online e offline.
Para obter sucesso, toda a equipe deve trabalhar alinhada e buscando o mesmo objetivo, traçados no início do planejamento, mas que – de modo geral – consiste em transformar as metas organizacionais em realidade.
Antes de colocar em prática as técnicas de marketing empresarial, é muito importante ter conhecimento sobre os 4 Ps, pois esta é a base para qualquer estratégia com foco promocional. São eles:
- Produto
Se refere aos produtos e serviços que a empresa oferece ao consumidor, sendo necessário apresentar seu valor e soluções proporcionadas.
Para isso, é muito importante que o produto tenha todos os benefício, características e informações anunciadas e especificações técnicas descritas.
Elaborar mercadorias e serviços que resolvam a vida dos clientes são formas de ter sucesso, visto que mais do que itens, busca-se soluções e sensações ao adquirir algo.
Assim, definir como o produto pode ser utilizado e para que serve é uma maneira de se diferenciar dos concorrentes.
- Preço
É o valor que os clientes terão que pagar para adquirir o produto ou serviço. O preço está diretamente relacionado aos lucros e valor do item, podendo ser um diferencial para atrair o público.
Um preço mais elevado comparado a outros no mercado pode criar a sensação de que o produto/serviço tem muita qualidade, ponto que pode chamar a atenção das pessoas, mas é preciso ter cautela nesses casos.
Preços baixos também são um atrativo de mercado, visto que se tornam mais acessíveis, mas podem trazer a falsa impressão de qualidade reduzida.
Por isso, implementar uma avaliação mais clara de orçamento de assessoria contábil, os custos e o custo praticado pela concorrência também pode ser bastante efetivo para a definição das cobranças e diferenciais que serão ofertados.
- Praça
Se refere à colocação do produto no mercado, ou seja, o local que as mercadorias ou serviços serão comercializados.
Este lugar não se resume apenas a espaços físicos e lojas tradicionais. Isso significa que ambientes virtuais, como um e-commerce ou site, também podem ser utilizados e considerados nas ações.
Ter uma loja e um site bem organizado é muito importante para causar uma boa impressão ao cliente e facilitar o acesso a um maior público, visto a redução de barreiras geográficas.
- Promoção
Está relacionada a maneira como acontece a divulgação dos produtos e serviços da empresa, envolvendo todos os canais que serão utilizados para tornar a companhia mais conhecida, sejam estes tradicionais ou digitais.
Isto posto, investir nos canais em que o público-alvo está mais presente é uma maneira de tornar a comunicação da empresa mais eficiente, aumentando os resultados positivos.
Desse modo, uma empresa para criar aplicativo pode fazer a divulgação de seus serviços online e offline, oferecendo materiais que demonstrem a importância de um app próprio nas redes sociais, por exemplo, atraindo pessoas/empresas interessadas neste tipo de trabalho.
Marketing Empresarial e Inbound Marketing
Com o crescimento do inbound marketing, as empresas podem se aproximar dos seus clientes, oferecendo boas experiências na jornada de compra e trazendo mais valor à experiência, visto o conhecimento ofertado.
Na prática, o marketing digital é composto de estratégias diversas que podem ser aplicadas para médio e longo prazo.
Já o marketing empresarial pode ser composto por essas campanhas, mas também por técnicas para curto e médio prazo, abarcando a publicidade nas mídias tradicionais.
Deste modo, é preciso considerar as vantagens de cada ambiente, bem como o público que se deseja atingir para estabelecer campanhas mais efetivas e tornar os contatos menos invasivos.
Uma maneira de aumentar as vendas é apostando no outbound marketing e inbound marketing de maneira conjunta.
O Outbound Marketing é a estratégia tradicional de marketing, ou seja, se utiliza de campanhas publicitárias em rádio, TV, folhetos, mídia impressa, alguns modelos de e-mail marketing e telemarketing.
Essa estratégia também pode estar presente nas mídias sociais e outros canais online, e é caracterizada como um marketing de interrupção.
Neste caso, os empresários podem apostar no uso do outbound no universo digital para chamar a atenção do público de forma mais direta.
Contudo, mesmo essas ações podem ser feitas considerando o perfil de potencial cliente, alcançando um público mais específico e qualificado para o negócio.
Ao assistir um vídeo, por exemplo, você certamente já foi interrompido por um anúncio, seja de uma consultoria contábil para micro e pequenas empresas ou mesmo relacionado a alguma pesquisa feita anteriormente.
Banners, pop-up, e-mails em massa são alguns exemplos de publicidade presentes no outbound marketing e visam conciliar as propagandas apresentadas em momentos oportunos com os possíveis interesses desses usuários.
Já o Inbound Marketing é o chamado marketing de atração e sua ideia principal é fazer com que o cliente chegue até a empresa de forma mais “ativa”, como ao encontrá-la por meio de uma busca.
Com isso, a empresa consegue despertar o interesse nos produtos e serviços oferecidos pela companhia por meio de materiais de qualidade e pela confiança que passa para o usuário.
Nesse caso, a atração dos leads com o inbound marketing acontece graças às buscas na internet e os conteúdos em blogs, sites, ebooks, redes sociais e outras ferramentas que ajudam atrair leads (potenciais clientes).
Os benefícios do inbound para o marketing empresarial consistem em:
- Aumento na visibilidade e conscientização da marca;
- Otimização de gastos;
- Geração de vendas qualificadas;
- Promoção de estratégia voltada para o consumidor;
- Melhora o ranqueamento da marca;
- Traz confiança e credibilidade.
Estes são alguns benefícios que o inbound pode agregar a uma empresa de cabeamento de rede e em outras de diferentes áreas de atuação por conta das facilidades e otimizações que agrega ao negócio, permitindo a disseminação de materiais e de seus valores.
Diferentes Tipos de Marketing Empresarial
Para que todos esses benefícios sejam sentidos e diferentes públicos alcancem os canais oficiais de comunicação da marca, diferentes estratégias podem ser utilizadas.
Uma maneira de potencializar o marketing empresarial é apostando em outras ferramentas de marketing e conciliá-las de forma adequada, integrando público, fornecedores e stakeholders conforme a missão e visão da marca.
Neste contexto, algumas opções que podem ajudar a elevar o trabalho da empresa e seu valor de marca são:
- Endomarketing
Esta é uma estratégia que visa não apenas atingir ao público externo de clientes, sendo um marketing que visa especificamente melhorar a imagem do negócio frente aos colaboradores.
Assim, as ações elaboradas focam diretamente no engajamento dos colaboradores e agregam valor a eles e à rotina, algo que pode transformar positivamente o ambiente de trabalho e a visão de futuros talentos.
Promover premiações, distribuição de brindes corporativos personalizados são alguns exemplos de endomarketing bem executado.
- Marketing nas redes sociais
Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e outras redes são excelentes canais para o marketing empresarial, graças à alta presença dos usuários.
A interatividade é o grande trunfo das redes, pois aumentam as chances de humanizar a empresa/marca, além de facilitar o relacionamento com os clientes de forma mais direta e efetiva.
- E-mail marketing
Elaborar bons e-mails é uma excelente opção para se comunicar com os futuros cliente e parceiros.
Uma maneira de facilitar o processo de criação é ter plataformas que otimizam a autenticação e a segmentação conforme o perfil dos usuários.
Assim, permite-se o monitoramento do desempenho para que os disparos sejam realizados no melhor momento e para os clientes com determinado perfil, melhorando os resultados.
Com essa estratégia, é possível enviar ofertas de portão de alumínio de correr valor e diversos outros produtos, serviços e itens para alguém que buscou na página artigos para reforma, por exemplo.
- SEO em suas páginas
Apostar na otimização de SEO (mecanismos de buscas) contribui para que o site fique bem posicionado nos buscadores de pesquisas, fazendo com que os usuários tenham mais chances de clicar no seu site.
Com o SEO é possível conquistar o tráfego orgânico, ou seja, mais pessoas visitando a página da web, blog ou rede social, o que auxilia na conversão e aumento de vendas.
Para conseguir ganhos interessantes com esta estratégia é necessário aplicar:
- Palavras-chave de modo inteligente nos textos;
- Aprimorar as páginas do site e URL;
- Repetir a palavra-chave pelo menos uma vez no texto;
- Adicionar links adequados para aumentar a relevância do conteúdo;
- Utilizar materiais multimídias.
Existem outras estratégias que podem ser implementadas para ajudar no marketing empresarial, evidenciando o que há de melhor em diversos segmentos, mas essas são as que mais se destacam.
Marketing Empresarial nos Negócios
Alguns empresários podem pensar que o marketing gera muitos gastos para a empresa, mas na verdade se trata de um investimento muito vantajoso e, inclusive, de gastos reduzidos/flexíveis em determinadas campanhas.
Para se ter uma ideia, quando bem utilizadas, as estratégias proporcionam: bom retorno sobre investimento, aumento das vendas, fidelização dos clientes, melhora na relação com público, reforço do branding e melhora na visibilidade.
Assim, definir os objetivos e melhorar a comunicação são formas de conseguir excelentes resultados para a empresa.
Utilizar a tecnologia a seu favor é algo que pode promover bons resultados nas ações de marketing empresarial, além de facilitar a elaboração de gerenciamento de riscos ocupacionais, documentos e outros projetos para o desenvolvimento da marca, também facilitando os processos.
A tecnologia pode ajudar na execução das atividades internas, além de contribuir na atração e fidelização de clientes, atuando, por exemplo:
- Otimização dos sites;
- Facilita a elaboração de campanhas e anúncios online;
- Possibilita a automação do marketing;
- Ajuda no desenvolvimento de aplicativos para a empresa;
- Auxilia na conquista da confiança dos clientes.
Isto posto, apostar no uso de recursos tecnológicos possibilita ter muito sucesso na área de atuação e criar relevância no segmento, além de manter a gama de clientes e lucros.
No marketing empresarial, além das ações online, apostar nas promoções que podem ser efetuadas em lojas físicas pode ser algo benéfico para as empresas, fortalecendo os resultados.
A distribuição de brinde personalizado para empresa, por exemplo, é algo que pode consolidar a marca e o trabalho da empresa no imaginário das pessoas, trazendo uma experiência mais agradável ao cliente.
Esta é uma excelente estratégia de marketing empresarial, que chama a atenção do público-alvo, agregando valor, e pode atrair novos clientes durante o uso do brinde, o que aumenta o faturamento da empresa.
Portanto, elaborar um conjunto de ações que ajudam na construção e consolidação da empresa na área de atuação é fundamental para atrair novos investidores e clientes, trazendo sucesso e fidelização do público.
Se você deseja uma ajuda direta para desenvolver a estratégia ideal para o seu marketing empresarial confira como funciona a Mentoria do Zero Ao Lançamento no Ar!!!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.