Marketing Digital: 5 estratégias para ter sucesso no negócio

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Hoje o marketing digital é uma das melhores estratégias para alavancar negócios de forma rápida e consistente! Isso porque as empresas não devem somente vender, os consumidores querem mais do que apenas um produto, eles buscam toda uma experiência positiva.

Nesse sentido, o marketing digital tem um papel fundamental. Assim, é muito importante que as empresas repensem o seu modo de agir, gerar valor, se relacionar e principalmente vender.  

O que são estratégias de marketing digital?

A palavra estratégia remete ao ato de planejar e analisar de forma cautelosa uma tomada de decisão. 

Quando nos referimos a uma estratégia de marketing vale ressaltar que trata-se de uma abordagem que se estende e vai além do que é feito até a execução de uma ação, como uma campanha.

A análise de resultados, objetivos claros, consistência,  bons canais de marketing, uso de ferramentas e personas bem desenvolvidos: tudo isso está dentro desse guarda-chuva.

Dentro das diversas possibilidades de estratégias de marketing é possível se aprofundar no marketing digital, marketing de conteúdo, inbound, outbound, endomarketing e outros.

5 estratégias de marketing digital

Uma boa comparação é enxergar o marketing como uma planta que possui diversos galhos e ramificações, que ora conectam e ora distanciam. 

De certa forma, as estratégias de marketing são assim. Quando falamos de sucesso em estratégias de marketing, não existe um segredo ou um único caminho possível. Juntos eles se fortalecem, mas separadamente também desempenham seu papel.

Pensando nisso, separamos 5 dicas principais para quem deseja começar a planejar as estratégias de marketing em seus negócios para atingir resultados de forma sólida e consistente.

#1 Conheça a sua buyer persona

Um dos fatores mais importantes para uma estratégia de marketing ter sucesso é conhecer com profundidade o público. 

Nesse caso, o buyer persona é o termo usado para se referir a construção de um arquétipo de uma persona de um cliente real.

Esse buyer persona pode ser construído a partir de uma série de pesquisas, estudos e até mesmo entrevistas com clientes e potenciais clientes.

#2 SEO

Impossível falar de Marketing Digital e ignorar SEO e implementar um processo assertivo de SEO na sua empresa é um investimento essencial para se destacar nos principais buscadores de forma orgânica e gratuita.

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO é um conjunto de técnicas aplicado para otimizar páginas de acordo com as exigências do Google para que elas sejam vistas como relevantes e ocupem as melhores posições nos resultados de busca.

Exemplo: um usuário procura por casa para alugar. Se um empreendedor do ramo imobiliário tem um blog que aplica práticas de SEO, de acordo com o termo da busca, essa página aparece entre os primeiros resultados.

Os resultados com SEO são de médio a longo prazo, porém são satisfatórios. Entre eles estão mais tráfego, relevância, autoridade, melhoria de imagem da marca e até mais vendas. 

#3 Aposte na produção de vídeo

Um conteúdo de vídeo marketing produzido com um bom editor de vídeo, com uma boa trilha sonora e roteiro, torna o conteúdo da sua marca ainda mais atrativo.

O bom é que para produzir um vídeo com essa qualidade atualmente é muito mais fácil, pois existem diversas ferramentas com esse intuito de facilitar a produção e edição audiovisual na internet.

O Marketing de Conteúdo está em alta e suas oportunidades e aplicações são diversas. Um conteúdo muito visualizado em seu blog pode se tornar um mini vídeo explicativo e atraente. 

Esse novo formato pode ser divulgado nas redes sociais para ampliar o conhecimento e o engajamento com os usuários, principalmente se esses vídeos ativar os gatilhos mentais do usuário.  

#4 Invista em estratégias de retenção

Agora que você já atraiu seu cliente, o que você deve fazer para retê-lo? Essa estratégia de marketing é tão importante quanto a conversão, não é?

Existem diversas opções para isso, como o uso de cupons e brindes promocionais, como uma necessaire personalizada ou uma caneta personalizada, para que esse cliente se sinta ainda mais satisfeito com a sua empresa.

Pense em adotar essas estratégias na primeira compra, por exemplo. Assim, você consegue ocupar um espaço na memória do seu cliente, que já teve uma visão positiva da sua empresa por escolher comprar determinado produto ou serviço. 

#5 Seja presente e ativo nas redes sociais

Uma boa presença e planejamento de conteúdo para as redes sociais pode aumentar ainda mais o alcance de sua marca.

Nos diferentes canais (Instagram, Facebook, Twitter etc), é possível ousar e experimentar diversos formatos que conversem melhor com o seu público-alvo. 

É um canal de interação bastante interessante, tanto para quem deseja trabalhar apenas conteúdo orgânico como mídia paga. 

Conclusão

Analisar, planejar, executar, acompanhar os resultados e se reinventar. Podemos dizer que esses são alguns dos passos principais dentro de qualquer estratégia de marketing.

Se você está buscando maior sucesso em 2021 com suas campanhas, seus conteúdos e a forma como posiciona sua marca, considere essas dicas que com certeza trarão bons resultados. 

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