Leads Quentes e Frios: entenda a diferença

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Os leads são extremamente importantes para qualquer tipo de negócio, e saber identificar os leads quentes e frios também é essencial para garantir o sucesso das suas estratégias. 

O cliente é o grande patrimônio da sua empresa, ou seja, sem ele nada existe. Por isso, a captação e fidelização deles deve ser um dos pilares mais importantes e estudados dentro da sua marca. 

Sendo assim, iremos falar sobre eles, abordando desde o seu conceito até dicas para identificar os quentes e frios dentro do seu negócio.

O que é um lead?  

Um lead nada mais é do que um potencial cliente, ou seja, uma pessoa que conheceu a sua marca e realizou alguma ação que demonstra o interesse dela no seu produto ou serviço. 

Algumas dessas ações podem ser a assinatura de uma newsletter, solicitação de aviso da reposição de um produto, a colocação do produto no carrinho de compras ou até mesmo o contato direto com a sua marca para esclarecer uma dúvida. 

Essas são algumas atitudes que caracterizam um potencial cliente, seja ele de uma marca de fabricantes de placas solares ou de um e-commerce de roupas. 

Os leads são os motivos principais da alegria dos empreendedores, que veem neles a possibilidade de compra e lucro, mas como tudo na vida não só flores, os leads também podem te decepcionar. 

Existem leads quentes e frios, aqueles que possuem mais probabilidade de comprar de você e aqueles que não estão tão interessados assim, e saber reconhecê-los é extremamente importante para o seu negócio. 

O que são leads quentes?

Leads quentes nada mais são do que potenciais clientes ativos que vem demonstrando por intermédio de diversas atitudes, o interesse no produto e serviço e vontade de realmente comprar o que você oferece. Algumas características únicas dos quentes são:

Acesso diário ao seu site de vendas

Por meio de determinadas ferramentas e plataformas onlines, é possível acompanhar o número de pessoas que acessaram o seu site de vendas diariamente e ver se aquele mesmo usuário repetiu aquela ação. 

A internet é um vasto mundo, repleto de informações, é fácil encontrar uma rede de empresas terceirizadas de serviços gerais em Fortaleza com poucos cliques. 

Cada vez que um potencial cliente entra no seu site de vendas, mostra que o interesse dele está ficando cada vez maior, e o momento dele comprar o seu produto ou serviço está cada vez mais perto.

Produto no carrinho: adição

O carrinho de compras dentro de um site assemelha-se a um carrinho de compras no supermercado, por exemplo, você só coloca nele o que realmente deseja comprar. 

Portanto, quando o lead realiza essa ação, é nítida a vontade e o desejo dele de adquirir aquele produto ou serviço. 

Entretanto, apenas colocar o que deseja no carrinho de compras não significa que ele realmente irá comprar o que está lá, mas já é um grande passo. 

Geração do boleto 

Muitos empreendedores acham que quando o lead realiza a compra por meio do boleto bancário, está tudo feito e é só esperar o dinheiro cair na conta, e é aí que muitos se enganam e acabam se decepcionando. 

Na maioria das vezes, a geração de um boleto bancário demora cerca de três dias para vencer, ou seja, o potencial cliente possui até três dias para pagar a compra ou não pagá-la. 

Vale lembrar que existem diversas outras formas de pagamento que já garantem a admiração do dinheiro na hora, como o cartão de crédito e o débito em conta. 

Entretanto, o boleto não é uma forma imediata de pagamento, ou seja, aquele cliente em potencial pode desistir da compra de última hora.

Essas são algumas das principais características vistas em um lead quente, ou seja, aquele que possui mais chances de comprar seu produto ou serviço e só precisa daquele empurrãozinho para realizar a compra. 

E lembrando que essas características servem para leads de qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de despachante Curitiba centro ou um curso online de marketing digital. 

Os leads quentes são os verdadeiros amores daqueles que desejam ver o seu negócio crescendo e gerando lucro, mas também existe o lado mais difícil protagonizado pelos leads frios, e é sobre eles que vamos falar agora. 

O que são leads frios?

Os leads frios, podem ser considerados aqueles possíveis clientes que não são tão ativos e nem demonstram tanto interesse no produto ou serviço da marca. Algumas características desse tipo são:

Assinou a newsletter e sumiu 

É normal que um lead assine uma newsletter logo quando conhece a marca para estar por dentro de tudo, mas com o tempo o interesse dele vai diminuindo e ele simplesmente desaparece. 

Vale lembrar que isso também acontece em outras ocasiões, esse mesmo potencial cliente por ter procurado em seu site por um termo como manutenção de aquecedor a gás na Zona Leste e depois nunca mais pesquisou por nada. 

Essa desistência e falta de interesse no meio do caminho são características padrões de leads frios. 

Entrou em contato com a empresa e nunca mais deu retorno

Alguns leads preferem entrar em contato com a empresa para esclarecer uma dúvida ou pedir por alguma informação, como onde encontrar uma empresa de ar condicionado em Jundiaí, caso a sua marca seja de ar condicionado. 

Quando esse lead entra em contato, é preciso que a equipe de atendimento anote alguns dados dessa pessoa, justamente para ver no futuro se ela retomou o contato ou realizou a compra do produto ou serviço. 

Um potencial cliente que entra em contato com a empresa por telefone, e-mail ou mensagem, e então, desaparece tempo depois, pode ser considerado um lead frio justamente por perder o interesse e comunicação com a empresa. 

Cancelou ou não realizou o pagamento 

Como mencionamos anteriormente, o cliente pode gerar uma compra por meio do boleto bancário, mas não realizar o pagamento, o que também entra na nossa lista de características de um cliente em potencial frio.

Se um lead coloca uma consultoria da sua empresa de contabilidade no ABC no carrinho de compras do site de vendas e tempo depois exclui esse pedido ou cancelar o processo de compra, ele já pode ser considerado um frio.

Um cliente que cancela a compra ou não realizar o pagamento dela, prova que o interesse e a vontade de adquirir aquele produto ou serviço diminuiu e é necessário que se faça algo para reativar ele.

Um lead pode se tornar frio por diversos motivos, como:

  • Falta de interesse;
  • Falta de condições;
  • Atendimento ruim;
  • Poucas opções de pagamento;
  • Localizou produto semelhante em outra loja. 

É necessário que você, como empreendedor, saiba quais o que pode ser melhorado dentro do seu site de vendas para evitar que esses leads esfirem. 

Dicas para aquecer leads frios 

Leads frios podem parecer um pesadelo para aqueles que não sabem o que fazer para ativá-los. Por isso, selecionamos algumas dicas infalíveis para te ajudar a transformar esse potencial cliente frio em um cliente fiel. 

Ofereça ofertas exclusivas

Quem está a procura de um produto e recebe uma oferta ou desconto exclusivo não pensa duas vezes antes de comprá-lo, e essa é uma ótima estratégia para atrair esses leads para seu negócio novamente. 

Você pode oferecer um cupom de 30% na compra de carvão ativado preço kg na sua loja ou uma oferta como leve 3 e pague 2. 

Essas pequenas ações são gatilhos que atraem esses leads frios novamente para a sua loja e fazem eles finalmente comprarem de você. 

Entre em contato com esse lead 

Antes de um lead se tornar frio, provavelmente, ele passou pela fase de quente antes de perder o interesse no produto ou serviço. 

Sendo que durante esta fase, ele pode ter deixado algum meio de contato para que você use ao seu favor quando ele começar a esfriar. 

Você pode entrar em contato com ele por telefone, e-mail ou mensagens de uma forma amigável e carinhosa, entendendo que algo possa ter acontecido para ele ter se afastado e que a sua marca deseja tê-lo por perto novamente. 

Essa estratégia, além de reativar esse lead, gera um relacionamento mais íntimo e harmônico entre empresa e cliente, pois ambos saberão da importância que possuem. 

Nutra este lead

Por último, nutra este cliente em potencial. Isso significa que você deve fornecer a ele, conteúdos educativos e que mostrem o potencial e qualidade do seu serviço ou produto, fazendo esse lead ver o que pode está perdendo. 

Seja um artigo sobre um tema específico do seu negócio ou opções de piso autonivelante preço m2 para aqueles que estão à procura deste produto.

Considerações finais

Portanto,tudo isso mostra ao lead a propriedade da sua marca no mundo digital e a qualidade do que você oferece.

Sendo assim, essas dicas são essenciais para que você construa uma relação saudável entre a sua empresa e aqueles que permitem que ela viva e gere lucro para você, os seus clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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