Como fazer um gerenciamento de redes sociais?

gerenciamento de redes sociais

Realizar um gerenciamento de redes sociais, é uma atividade que exige estudo, e é a grande responsável pelo sucesso ou não de uma empresa.

De antemão, é um processo que envolve diversas etapas e vai além de fazer apenas publicações. Consiste em garantir estratégias com foco no equilíbrio entre atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise dos resultados.

Iremos mostrar ao longo desse artigo, como fazer um gerenciamento de redes sociais.

Vamos lá?

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais, é um conjunto de ações organizadas e otimizadas nos canais de comunicação.

É um processo que não pode ser deixado de lado, se você quer ter sucesso na sua empresa.

Em suma, é uma gestão de mídias sociais que envolve etapas de definição das estratégias, planejamento das publicações, execuções e monitoramento.

Como dito, vai muito além de apenas realizar publicações.

Pode parecer um processo simples, mas, não se engane.

É preciso desenvolver ações de marketing para atrair o público relevante, e assim, alcançar o objetivo da marca. Uma boa gestão gera credibilidade e autoridade dentro do mercado.

Por que fazer o gerenciamento de redes sociais?

As redes sociais contam com milhares de perfis ativos, e muitos deles são comerciais. Ou seja, é fundamental fazer um gerenciamento de qualidade para se manter, mesmo com tanta concorrência.

A única forma de se destacar no mercado, que por sinal é bem competitivo, é realizando uma boa gestão de redes sociais, conquistando usuários de diferentes segmentos.

É válido investir ainda na ferramenta 5W2H. Trata-se de um conjunto de questões, onde compõe planos de ação de uma maneira rápida e eficiente. Seu foco é justamente definir tarefas e acompanhá-las de uma maneira visual.

Vantagens do gerenciamento de redes sociais

Uma coisa é certa, estamos vivendo em uma era completamente digital. Isso facilita o relacionamento com os clientes, afinal, é mais fácil encurtar a distância, por exemplo.

O gerenciamento de redes sociais, se faz presente desde o processo de análise até o relacionamento diário com os consumidores. 

Para te ajudar separamos algumas vantagens.

Confira:

  • Maior exposição da marca;
  • Contato direto com o cliente;
  • Aumento das vendas;
  • Programas para fidelizar clientes;
  • Gestão de crises positiva;
  • Divulgações mais baratas;
  • Sites com mais engajamento;
  • Análise de concorrência.

Outra vantagem  que merece destaque, são as oportunidades de aproximações, que proporcionam interações, criando uma imagem humanizada da sua marca. 

O que não fazer no gerenciamento de redes sociais?

De nada adianta estar presente nas redes e cometer erros no gerenciamento, sem aproveitar as ferramentas. 

Tenha atenção, e planeje fazer da sua página um canal de conversão de leads e claro, de vendas. Para que dê certo, é fundamental deixar alguns erros de lado.

A seguir uma lista, do que não se deve fazer em um gerenciamento de redes sociais.

  • Não planejar;
  • Ter falta de informações;
  • Não socializar;
  • Focar apenas em vendas;
  • Não mensurar dados;
  • Comprar seguidores e curtidas;
  • Postar muito ou pouco;
  • Não realizar patrocínios.

Como fazer gerenciamento de redes sociais:

Se você tem um negócio, seja ele online ou físico, com toda certeza você sabe que precisa acompanhar o mercado e buscar destaque. E para isso, nada melhor do que fazer um gerenciamento de redes sociais

#1 Faça um estudo da marca e do público

Tem como objetivo tornar a marca ainda mais desejada e positiva para o público. Envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e principalmente posicionamento. Conheça bem seu público para saber onde e como apostar.

#2 Defina objetivos e metas

Saiba exatamente onde quer chegar. Relacione pensamentos e ideias e onde não quer estar, busque evitar caminhos não valorizados. Com base nessa reflexão, fica mais fácil estipular as metas e alcançar os objetivos.

#3 Escolha os canais de divulgação

Localize o canal que seu público costuma usar, defina quem são as persona, os hábitos, costumes e comportamentos. Separe os canais mais utilizados e garanta que seu público esteja presente.

#4 Faça o planejamento das estratégias

Remete as organizações das ações alinhadas com os objetivos das empresas, independente do nicho. É envolto pela missão, visão, metas, criação e acompanhamento dos projetos. Fique atento nesses erros que podem prejudicar seu planejamento de marketing.

#5 Descubra os melhores horários para publicar os conteúdos

Os melhores horários para postagem são dias da semana das 09 da manhã até as 15h. Domingo é o dia considerado com menor engajamento. Horários entre 17h e 19h e horários bem cedo não são bons para alcançar objetivos.

#6 Monitoramento e interação

Fundamental para saber o que o público tem falado sobre a sua marca dentro das redes sociais.

Se você pretende adotar uma forma colaborativa de definir objetivos, deve tomar cuidado com alguns exemplos de OKR que não devem ser seguidos.

Ademais, cuidar das redes sociais da sua marca, é uma atividade que está se tornando cada vez mais importante, a área vem se valorizando constantemente.

Que tal aderir a essas dicas e gerenciar suas redes de forma sucinta e objetiva? Para arriscar nas redes sociais, conheça a CoelhoFlix.

Ela é uma biblioteca online que oferece uma ampla variedade de vídeos e conteúdos de apoio sobre estratégias de marketing digital e campanhas online pra potencializar as vendas do seu negócio

Boa sorte!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

DEIXE UM COMENTÁRIO!