Um planejamento de marketing é uma das coisas mais importantes dentro de um negócio, isso porque além de servir como um guia, ele também evita que a empresa cometa erros lá na frente.
Porém, algumas pessoas acham que isso não é tão necessário para um negócio ou então realizam o planejamento de qualquer jeito, e isso, a longo prazo, gera um prejuízo enorme para a marca.
Por este motivos, vamos apresentar os principais erros cometidos na hora de fazer um planejamento de marketing e como eles podem destruir o seu negócio se não forem corrigidos a tempo.
Planejamento de marketing: Conceito
Para começo de conversa, vamos explicar o que é um planejamento de marketing para aqueles que nunca ouviram falar sobre ele ou não entendem muito bem para o que ele funciona.
Um planejamento de marketing é um documento que contém diversas informações sobre a empresa, só que mais do que isso, ele também armazena os próximos passos e os objetivos que esse negócio deseja alcançar.
Esses objetivos podem ser a curto, médio e longo prazo, e além disso, no planejamento também encontramos as estratégias e os meios pelos quais a empresa pretende chegar nos resultados que espera.
Imagine que uma empresa de borda de piscina antiderrapante pretende expandir o escritório para as outras regiões da cidade em 3 anos, o planejamento servirá justamente para que eles encontrem meios eficazes para chegar neste resultado.
Para isso, é essencial contar com um profissional de marketing e com uma equipe esforçada, que fará o possível para colocar aquele planejamento em prática e chegar ao objetivo estabelecido.
Qual a importância de um planejamento de marketing?
Um planejamento de marketing é importante por diversas razões, afinal de contas, é ele que faz com que todos dentro da empresa saibam quais os próximos passos a serem dados lá dentro.
Entretanto, alguns dos motivos que fazem o planejamento ser tão importante, são:
Prevenção de erros
Uma empresa de instalação industrial elétrica que possua um planejamento de marketing, sabe exatamente o que ser feito e o que não ser, evitando erros que poderão colocar a empresa em perigo.
Cada centavo que entra e sai de um negócio pode fazer toda a diferença, e perder isso não é uma opção para os empreendedores, e para evitar que isso aconteça, existe o planejamento de marketing.
Mais direcionamento
Com um planejamento de marketing, a empresa sabe exatamente para onde ir e qual caminho percorrer para chegar aonde seja, o que evita desperdício de tempo, esforço e até mesmo, dinheiro.
Se uma pessoa ir a um despachante para emplacamento feira de santana, ela se planeja para ir no dia e no horário correto e não perder a oportunidade de obter o que deseja.
Dentro de uma empresa não é diferente, o planejamento irá indicar para onde ela deve ir.
Mais organização
Organização é um dos principais pilares dentro de uma empresa, e principalmente, dentro da área de marketing.
Isso porque trata-se de um setor repleto de ideias e informações que precisam ser organizadas para que a equipe não se encontre perdida.
Se uma empresa de cabeamento estruturado goiânia pretende fazer um planejamento de marketing, é necessário marcar uma reunião com a equipe de marketing, e com calma, planejar todo o passo a passo e deixar tudo muito bem organizado.
Assim, não haverá chances de se perder no caminho ou de ter um retrabalho lá na frente em relação às estratégias e passos da empresa.
Otimização de processos e tempo
E outro ponto muito importante dentro do planejamento de marketing é a otimização que ele traz para o tempo e para os processos dos funcionários dentro da empresa, tornando a rotina deles cada vez mais prática.
Quando falamos de otimização, nos referimos a algo que pode ser desenvolvido por meio de condições mais favoráveis para entregar um resultados melhor e mais rápido.
Por exemplo, se uma pessoa pesquisa “lavagem de fachadas preço” e enquanto o resultado não aparece, ela já pesquisa mais sobre o assunto para entender sobre o que se trata, ela está otimizando o seu tempo.
Portanto, dentro do planejamento de marketing funciona da mesma forma, ao invés dos funcionários gastarem horas e horas pensando em estratégias ou soluções para a empresa, o planejamento já tem tudo pronto para eles.
Dessa forma, eles conseguem dedicar seu tempo a outros projetos e tarefas mais urgentes dentro do negócio.
Esses são apenas alguns dos fatores que provam a importância do planejamento de marketing dentro das empresas e como eles podem mudar a realidade desses negócios.
Principais erros dentro do planejamento de marketing
A seguir, você encontrará os principais erros cometidos por profissionais na hora de elaborar um planejamento de marketing.
Eles servem para te deixar alerta sobre o que deve ser evitado dentro do seu negócio, confira:
Não estabelecer metas
Uma empresa que não possui metas é uma empresa que não consegue trilhar um caminho de sucesso, pois ela não sabe onde deseja chegar, e isso interfere diretamente no planejamento de marketing.
Se uma marca de sistema microsiga protheus não sabe onde deseja estar daqui 5 anos, ela não fará sucesso no mercado.
Visto que sem metas ela não saberá como traçar estratégias e atrair clientes para os seus negócios.
Por isso, trace metas junto a sua equipe de curto, médio e longo prazo, para que todos estejam cientes sobre o potencial do negócio e onde ele pretende chegar.
Não ter uma estratégia de marketing
Hoje, um negócio sem uma estratégia de marketing definida é um empreendimento fadado ao fracasso.
Visto que sem ela é impossível saber quais os próximos passos a serem dados para chegar aonde deseja.
No mercado, existem diversas estratégias de marketing, como:
- Anúncios pagos;
- Inbound marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Parcerias;
- SEO;
- Influenciadores digitais.
Portanto, estude cada uma delas e veja qual mais se assemelha a sua marca e as condições que possui no momento para concretizá-las, são essas estratégias que te ajudarão a chegar na suas metas.
Deixar de contratar colaboradores qualificados
Quando falamos do planejamento de marketing, pode-se até pensar que era fácil fazer isso, basta anotar algumas informações, metas e estratégias que está tudo pronto.
Entretanto, ele vai muito além disso, e apenas um profissional da área que consegue entender.
Imagine que esteja à procura de um sistema cube 67, você iria atrás dessa informação em uma loja de produtos para piscinas ou em um depósito de construção? Provavelmente, a primeira opção, pois você sabe que eles são especialistas.
Por isso, não menospreze a presença de um profissional de marketing dentro do seu negócio.
Ele será o grande responsável por montar um planejamento personalizado e único, de acordo com tudo o que o seu empreendimento precisa e deseja.
Não conhecer bem o que fornece
Se é o fundador ou uma peça principal dentro da criação da sua marca e não conhece o seu produto ou serviço de ponta a ponta, está cometendo um grave erro que colocará todo o seu planejamento em risco.
Pois, é essencial que você saiba tudo o que ele oferece e quais os diferenciais que fazem a sua marca se destacar no mercado.
Esteja o seu cliente à procura de uma mandrilhadora de campo ou por uma loja de acessórios, é preciso estar pronto para mostrar que você conhece muito bem o que vende.
Com isso, fica ainda mais simples traçar estratégias e meios de comunicação para atrair o seu público-alvo.
Deixar de definir o seu público-alvo
Público-alvo é o conjunto de pessoas que possuem características semelhantes e que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.
Defini-lo dentro do seu planejamento é extremamente importante para que toda a sua mensagem seja coerente com eles.
Cada marca, produto ou serviço possuirá o seu público-alvo e o seu planejamento que irá buscar potenciais clientes que podem realizar a compra do mesmo.
Isso ajuda na construção de estratégias e divulgação da marca.
Esses são os principais erros encontrados em negócios que tentam fazer um planejamento de marketing, mas não se atentem a esses pontos tão importantes antes.
Portanto, corrigi-los não é uma tarefa impossível, basta apenas:
- Estudar o seu erro;
- Conhecer mais sobre o assunto;
- Conversas com profissionais;
- Falar com a sua equipe;
- Entender o que pode ser mudado;
- Não desistir.
Assim, você conseguirá produzir um planejamento que fará a diferença na sua vida, na vida da sua equipe e da sua empresa.
Considerações finais
Evitando esses erros e seguindo as dicas que apresentamos, é possível garantir o sucesso da jornada do seu negócio e dos seus resultados.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.