4 Dicas para Criar uma Buyer Persona Ideal para Sua Empresa
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Com o avanço da tecnologia apostar em estratégias digitais tem sido um caminho com grandes vantagens, ainda mais pelo grande alcance/resultados que essas ferramentas pode atribuir.

Qualquer estratégia de marketing que você adotar para a sua empresa tem como objetivo principal atingir um número maior de internautas, mas quem a sua empresa está tentando alcançar realmente?

Para conquistar bons resultados, o primeiro passo é ter um objetivo para traçar um caminho que traga o resultado esperado com mais qualidade, facilidade e assertividade.

Neste artigo irei te apresentar algumas dicas para criar sua buyer persona e trilhar um caminho mais fácil e interessante para esses clientes.

 

O que é buyer persona?

Buyer persona é a criação de arquétipos de clientes reais para ajudar os profissionais da área de marketing a criar estratégias mais eficientes para o seu nicho de atuação.

Ou seja, com base no público que se tem e deseja alcançar, cria-se um personagem que auxiliará na definição de campanhas.

Esse personagem deve ser desenvolvido por meio de entrevistas ou o acúmulo de informações concebidas por possíveis clientes ou o público fiel, em que se identifica o perfil de cada um deles.

 

Qual a importância de construir uma buyer persona?

Ao desenvolver uma persona você consegue compreender de forma muito mais objetiva e eficiente tudo o que o seu cliente espera de você e dos seus serviços.

A persona é uma análise muito mais detalhada do que as que são feitas para identificar o seu público-alvo.

Isso porque para analisar a sua persona de forma completa é importante saber seus sonhos, seus medos, seus objetivos e até mesmo as semelhanças/ diferenças que ocorrem de um cliente para o outro.

Para conquistar resultados satisfatórios, existem algumas dicas que devem ser seguidas, alguma delas são:

 

1 – Realize perguntas com propósito

A melhor forma para construir a sua buyer persona é através de uma entrevista com o seu cliente ou um grupo que represente aqueles que demonstraram interesse em seus serviços.

Para que a sua persona traga resultados positivos, é importante realizar as perguntas certas e avaliar os mínimos detalhes.

Analise a forma com que as pessoas que acessam o seu site se comportam, tanto no seu espaço virtual quanto nas redes pessoais.

Verifique também a forma com que os seus concorrentes realizam o atendimento e procure falhas nos atendimentos realizados pela sua equipe, de modo a aprimorar os processos.

Algumas entrevistas podem ser mais longas que outras, até porque algumas pessoas são mais comunicativas e instigam a nossa curiosidade.

Nesse caso é necessário a construção de um filtro, para realizar perguntas mais assertivas e não perder tempo e informações preciosas.

 

2 – Não esqueça das informações pessoais

Como dito anteriormente, a criação de uma persona deve conter muito mais informações do que a criação de um público-alvo.

Apesar de termos citado a importância de ser assertivo em suas perguntas, elas também podem ser voltadas para o lado pessoal do seu cliente, pois isso pode trazer enormes resultados futuramente, principalmente no entendimento/definição do cliente.

Em qualquer ramo é necessário entender as preferências do seu cliente para oferecê-las de maneira convidativa e natural.

Para uma rede de convênio odontológico, por exemplo, você deve saber a faixa etária e os problemas bucais do paciente para oferecer os procedimentos que podem atrair o seu cliente.

Entender se o seu paciente é casado, tem filhos e qual a renda familiar também facilita na criação da  estratégia de abordagem criada pela equipe de marketing da sua empresa.

Imagine como fica mais fácil oferecer produtos como convênio médico ou convênios odontológicos sabendo as necessidades e os possíveis dependentes do seu cliente.

Por isso, quanto mais informação conseguir, mais fácil será realizar a propaganda dos seus produtos no mundo digital.

 

3 – Entenda os gatilhos de busca

A internet não é usada apenas para se comunicar. Hoje em dia ela se tornou uma grande ferramenta de busca na qual você consegue procurar qualquer informação a qualquer momento.

Os blogs, por exemplo, são as maiores redes de informações presentes na internet e são usados para todos os ramos, inclusive os odontológicos.

As chances de encontrar informações verdadeiras e aprofundadas sobre os benefícios de um convênio odontológico na internet é muito maior do que ir diretamente a um consultório perguntar para o médico, por exemplo.

 

4 – O que determina a decisão do seu consumidor

Com toda essa facilidade de acesso à informação, as empresas não estão medindo esforços para se tornar referência na área que atuam e você não deve pensar diferente!

Entender os motivos que levam os seus internautas a acessarem os seus conteúdos pode ser uma das suas maiores chances para desenvolver conteúdos mais eficientes.

Neste momento você irá avaliar o que tem sido o grande diferencial dos seus conteúdos.

Por exemplo: quais as informações sobre convênio dental que só está presente no seu blog? O que faz o seu conteúdo ser tão diferente dos outros? Qual a linguagem que você utiliza em seus artigos?

 

Mesmo depois de avaliar todos os pontos citados neste artigo, é importante ressaltar que a persona deve ser constantemente avaliada para atuar nas principais mudanças do público, do tempo ou ações.

Para isso, ter mais de uma persona também pode ser uma estratégia eficiente.

Ao realizar a análise da sua persona apenas uma vez e não investir na sua otimização é criar um personagem que futuramente pode não fazer mais parte do seu enredo ou representar seu mercado.

Não se esqueça de contar com a colaboração da sua equipe e do setor de comunicação e compartilhe com eles todas as evoluções que estão conquistando a cada passo.

Dessa forma, você os motivará a serem melhores do que já são e obterá resultados cada vez melhores.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Ideal Odonto.