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Ok! Vamos falar sobre Search Engine Optmization (SEO) ou Optimização para Motores de Busca em terras Tupiniquins.

 

O famoso SEO pode ser um bicho de sete cabeças para quem não está acostumado com Marketing Digital. Muitos empresários sabem que é bom, mas não fazem a mínima ideia de como funciona e como uma Consultoria SEO pode ajudar nas vendas do seu negócio.

 

Se você é um profissional liberal, sócio ou proprietário de um negócio (serviço ou produto) fique tranquilo, eu vou simplificar e não complicar as coisas para você.

 

Mesmo se você é um iniciante no Marketing Digital ou pretende começar seu negócio e utilizar essas informações para vender mais e melhor, esse conteúdo foi pensado para você.

 

O que é SEO?

O que é SEO?

SEO é o processo de melhorar a visibilidade orgânica (naturais ou não pagas) de um blog/site nas páginas dos motores de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc…), incorporando elementos na estrutura do conteúdo e até mesmo nos códigos.

 

Uma Consultoria SEO bem-sucedida terá, como parte das melhorias, selecionar cuidadosamente a palavra-chave (keyword) e aplicar na página que será desenvolvida para ter destaque (posicionamento) nos mecanismos de pesquisa.

 

A otimização de mecanismos de pesquisa é dividida em duas áreas básicas: otimização On-page e Off-page. A otimização On-page refere-se a elementos do blog/site que compõem uma página web, como código HTML, conteúdo textual, links internos e imagens. Otimização Off-page refere-se a backlinks (links que apontam para o seu blog/site, de outros sites MAIS relevantes e relacionados com o seu conteúdo ou mercado).

 

Há vários fatores (mais de 200) que são analisados pelo Google, para classificar o seu blog/site. E os principais, segundo os mais importantes profissionais de SEO são:

 

  • Qualidade de Conteúdo – Conteúdo rico, educativo, que ajude seus futuros clientes em resolver problemas, quebrar objeções. Sem falar da estrutura do texto, palavras-chave, listas, imagens, etc.
     
  • Backlinks – Continuam como importante fator de classificação, mas o Google aprendeu a identificar os links ruins. Lembre-se, um backlink deve ser de um domínio de força, autoridade.
     
  • Mobile-First – Uma das maiores mudanças em 2016 foi a mudança do Google para a indexação móvel. Isto significa que o índice do Google agora prioriza o rank para blogs/sites que oferecem uma versão móvel (responsiva). Todos os Top 100 domínios mais visíveis oferecem soluções móveis, de acordo com a SearchMetrics.
     
  • Fatores Técnicos – Muitos outros fatores técnicos podem desempenhar um grande papel no ranking do seu blog/site. Criptografia HTTPS (segurança), H1 e H2 em títulos e subtítulos e links internos que apontam para o seu conteúdo, entre outros.

 

SEO é uma indústria em constante evolução.

 

Outros fatores de classificação são certamente importantes e desempenharão um papel em seus rankings, mas se você priorizar melhorar elementos do seu blog/site relacionados a esses fatores, então você vai sair na frente da concorrência.

 

Como Funciona uma Consultoria SEO?

Como funciona uma Consultoria SEO?

A primeira coisa que você precisa entender de uma Consultoria SEO, seja você que está iniciando um novo negócio ou dono de empresa. SEO é responsável pela geração de tráfego orgânico e pago, ou seja, mais visitas, mais visibilidade e claro, mais vendas.

 

A grande diferença dos últimos anos no SEO foi a mudança no perfil dos profissionais que dominam essa técnica.

 

Por muito tempo SEO era coisa de programador, alguém que entendesse muito de linguagens, códigos e todos os termos técnicos que você possa imaginar.

 

Hoje, SEO é algo que envolve principalmente equipes de conteúdo, marketing e vendas, deixando a parte dos “códigos” como uma das peças e não como a principal.

 

Um serviço de Consultoria SEO serve para garantir que o seu conteúdo, blog ou site apareça na primeira página e até mesmo em primeiro lugar no Google e outros motores de buscas.

 

Uma Consultoria SEO é projetada especialmente para empresas que já atuam com o Marketing Digital e desejam maximizar seus resultados e também para empresas que querem levar o seu negócio para o próximo nível com as vendas.

 

Metas de SEO

Metas de SEO

SEO é como construir um prédio.

 

Deixa eu explicar.

 

Sempre que me perguntam quanto custa para gerar resultados em SEO, tanto em tempo quanto em dinheiro, eu dou o exemplo do prédio x casinha de barro.

 

  • O que você espera de um projeto de SEO?
     
  • Qual sua meta?
     
  • Qual sua ambição com esse projeto?
     
  • Você quer construir um arranha-céu ou uma casinha?

 

100% das pessoas falam que querem um arranha-céu.

 

Não tem segredo. Para criar algo de qualidade que gere resultados em curto, médio e longo prazo é preciso de DUAS coisas: Tempo e Dedicação.

 

Então o primeiro passo é entender que toda mudança precisa de investimento em tempo, que ainda iremos descobrir qual será. O pouco que entendo de engenharia, sei que antes de construir um prédio precisamos de um projeto final, cronograma e orçamento.

 

Você já sabe o que acontece se começar uma obra sem uma base sólida?

 

 

 

Coloque no papel: Quais as metas para a sua Consultoria SEO, em termos de aumento de tráfego, leads e faturamento?

 

  • Aumentar em quantos % as visitas do seu blog/site?
     
  • Qual o crescimento em contatos com essa consultoria?
     
  • Qual crescimento você está buscando?

 

Exemplo:

  • Meta em tráfego: 1.000 visitas orgânicas por dia;
  • Meta em leads: Gerar 100 novos leads por dia;
  • Meta em vendas: Gerar 10 vendas por dia.

 

Infelizmente muitas empresas não fazem nada disso. Além de não definirem nenhuma meta clara, também não mensuram seus resultados. 🙁

 

Divida o Seu Projeto

Dividir o Projeto SEO

Todos os projetos que alcançam um grande sucesso, são divididos em projetos menores que são executados com maestria.

 

Lembra do arranha-céu? Todo prédio segue a seguinte ordem:

 

  1. Planejamento;
     
  2. Alicerce;
     
  3. Alvenaria;
     
  4. Elementos Estruturais;
     
  5. Acabamento.

 

Essa é uma analogia PERFEITA para você construir um Projeto de SEO, porém, adicionando uma etapa que também é feito pelas construtoras, que é a divulgação do empreendimento, o que conhecemos como MARKETING.

 

01 – Análise de Presença On-line (Planejamento)

 

A primeira etapa é saber a atual realidade do seu negócio, quais as metas para o projeto, o que envolve o negócio, qual o contexto dos concorrentes, etc.

 

Confira no link mais detalhes sobre nossos serviços de Marketing Digital e Vendas para ajudar o seu negócio atingir as metas definidas.

 

Você precisa entender que uma Consultoria SEO não significa simplesmente otimizar um blog ou um site para os mecanismos de busca.

 

O SEO hoje é uma das bases da Estratégia de Marketing Digital de uma empresa que envolve todas as áreas: mídias sociais, geração de conteúdo, e-mail marketing, automação de marketing, entre outros.

 

SEO significa pensar na experiência positiva do público com o seu conteúdo e construir uma reputação sólida para sua empresa, seja em qual for o ambiente.

 

O primeiro mês de uma Consultoria SEO deve se concentrar na criação de um plano extremamente detalhado de onde, quando e como, os resultados serão alcançados. Geralmente uma Consultoria SEO dura entre 6 meses a um ano porém, o acompanhamento e otimização dos resultados devem ser constantes.

 

A primeira etapa do seu projeto consiste em realizar uma análise profissional completa.

 

  • Identificar qual a situação atual;
     
  • Definir quais as metas;
     
  • Definir qual será o caminho.

 

02 – Presença + Autoridade On-line (Alicerce)

 

Essa é, na minha opinião, a principal etapa para um Projeto SEO de Sucesso.

 

Sem Presença e principalmente Autoridade On-line, tudo fica muito mais difícil. Você pode contratar apenas uma Análise de Presença On-line + Planejamento de Autoridade On-line mas, se você não aplica-los, de nada irá adiantar.

 

O problema é que muitos consultores e agências, não fazem esse tipo de planejamento por uma simples razão, eles ficam responsáveis por executar todas as atividades e por isso, não planejam.

 

Grande erro!

 

 

Você não precisa exigir relatórios detalhados, explicando tudo que será feito, mas você precisa ter as etapas e processos que serão seguidos bem definidos.

 

Somente ter um blog ou site, você já deve saber que não é o suficiente.

 

Atualmente, o SEO é uma poderosa ferramenta de construção de AUTORIDADE e Otimização de Conversão.

 

Seguinte… existem algumas empresas que vendem muito através da sua lista de e-mails, porém, eles não possuem uma presença on-line forte, não possui um blog, não participa das mídias sociais, não promove conteúdo útil, etc.

 

O que geralmente acontece com essas empresas é que com o passar do tempo a taxa de conversão começa a cair a cada dia que passa.

 

A melhor maneira para aumentar suas conversões, é promover uma presença eficiente nas redes sociais e construir uma autoridade on-line com a oferta de conteúdo útil, que resolva problemas, quebre objeções e gere valor para os seus futuros clientes.

 

É nesse momento que um Blog de Vendas se torna uma ferramenta extremamente importante para a sua estratégia de Marketing Digital. É pelo blog que você conseguirá ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e ENCANTAR novos clientes, todos os dias.

 

3 –  Construção de Conteúdo (Alvenaria)

 

Nada é mais poderoso para gerar engajamento com o seu publico que entregar conteúdo de alto valor.

 

Todos os dias milhares de possíveis clientes, estão à procura de uma luz para os seus problemas. E uma Consultoria SEO consegue identificar como esses problemas são procurados pelas pessoas, quais palavras-chaves são utilizadas nos mecanismos de busca para as respostas.

 

Se você quer atrair mais visitantes para o seu blog/site, você precisa conhecer em detalhas as DORES dos seus clientes. Conhecer essas dores e conseguir fazer o link entre as palavras-chaves mais utilizadas é a uma das grandes sacadas do SEO.

 

Quando falo em construir conteúdo, não falo apenas de posts para o blog. Falo também de e-books, palestras on-line (webinars), tutoriais, e muitas outras possibilidades. Esses são os tipos de matérias conhecidos também como Imã Digital, responsáveis pela ATRAÇÃO e CONVERSÃO de visitantes em leads.

 

Será por esses conteúdos que seus visitantes irão trocar por suas informações de contato (nome, e-mail, telefone, entre outros).

 

4 – Plugins e Códigos (Elementos Estruturais)

 

Lembra, do inicio desse texto, quando falei que os códigos agora eram mais uma peça desse quebra-cabeça?

 

Chegou o momento de encaixar essa peça!

 

Para ajudar, facilitar e agilizar parte do trabalho de uma Consultoria SEO, podemos e devemos utilizar as ferramentas e plugins disponíveis.

 

Atualmente uma diversidade de plugins são oferecidos para todo o tipo de trabalho, desde um simples formulário até complexas ferramentas para otimização de códigos HTML. Entretanto, o nosso assunto é SEO, vamos focar nele.

 

Quando falamos de plugin SEO, a primeira ferramenta que vem na cabeça é o Yoast SEO. Esse plugin para WordPress é um dos mais conhecidos e utilizados para quem oferece Consultoria SEO ou qualquer serviço de ligado a SEO.

painel-yoast-seo

A ferramenta oferece uma interface simples e amigável para preencher os dados de SEO de cada post do seu blog ou página do site, e ainda efetua uma analise de conteúdo.

 

Sem dúvidas o Yoast SEO facilita muito a implementação dos “códigos” no seu blog/site. Na verdade, com ele não precisamos se preocupar com os terríveis códigos. E o melhor de tudo é que o Yoast SEO oferece uma versão grátis, que da conta do recado.

 

5 – Ajustes Finais (Acabamento)

 

Após planejar, construir o alicerce, produzir a alvenaria, preparar os elementos estruturais, faltam apenas alguns ajustes para o seu “arranha-céu” ser divulgado.

 

Nessa etapa devemos ajustar alguns detalhes como:

 

  • Densidade da palavra-chave – Número de repetição da keyword principal no conteúdo;
     
  • Links – Inserir hiperlinks internos e externos de forma natural no texto;
     
  • Heading Tags (H1, H2, H3…) – Destacar títulos e subtítulos para os leitores e motores de busca;
     
  • Estrutura de Texto – Abertura, promessa, conteúdo (porquê, o quê, como, o que mais);
     
  • Negrito – Utilize negritos nas palavras-chave e também em palavras e frases de destaque do seu texto;
     
  • Imagens – Inserir imagens com atributo ALT;

 

Após ajustar todos esses detalhes e conferir mais uma vez se está tudo OK! Chegou o momento de publicar e promover o seu conteúdo, blog ou site para as suas listas, redes sociais e para os motores de buscas.

 

Se você pensa que acaba aqui… Sempre devemos ficar de olho nas METAS! Todo conteúdo publicado precisa ser diariamente acompanhado e na sequencia otimizado.

 

Mas esse é outro assunto assunto, quem sabe para um próximo post. 😉

 

SEO é uma guerra diária. Milhares de conteúdos são indexados todos os dias pelo Google e mais difícil que chegar na primeira posição é se manter.

 

Se você ainda acha SEO complicado, segue um guia simples de 3 passos para melhorar a posição do seu negócio nos motores de pesquisa:

 

  1. Escreva conteúdo fantástico e útil com as palavras-chave e frases usadas por pessoas que pesquisam seus produtos e serviços;
     
  2. Facilite para as pessoas encontrar e compartilhar o seu material;
     
  3. Repita o passo 1 e 2.

 

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Abraços e até a próxima postagem. 😀