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– Suas vendas pela internet estão muito fracas ou simplesmente não acontecem?

– Gastou uma grana em site novo, todo bonitão… e nada de melhorar as vendas?

– Criou uma fanpage no Facebook porém, ninguém curte, compartilha ou manda uma mensagem?

Se você está passando por esses problemas e deseja saber como vender mais e melhor pela internet. Confira nesse artigo os 6 problemas que praticamente todo o negócio que não está vendendo pela internet deve resolver o quanto antes.

Nos últimos 3 anos atuo no digital com foco no Posicionamento Online de empresas para atrair mais clientes, negócios e vendas e todo empresários quer saber:

Como Vender Mais e Melhor Utilizando a Internet?  

Após aplicar os métodos, técnicas e ferramentas de Marketing Digital em diversos nichos de mercado como:

  • Serviço de Festa Infantil;
  • Seguro Residencial;
  • Corretor de Imóveis;
  • Produtos Personalizados para Festas e Eventos;
  • Consultores e Coaches;
  • Escritório de Advocacia;
  • Entre outros…

Levantei os principais problemas que você deve resolver para vender mais e melhor, todos os dias independente se você vende produtos ou serviços.

Ser Encontrado

Ser encontrado pelo cliente

Na minha opinião esse é o pior de todos os problemas, um dos mais recorrentes porém, o mais fácil de ser resolvido.

Quando você abre um negócio geralmente muito pouco é destinado para o Marketing, não falo apenas do Digital…

É normal empresários investir todo o capital em maquinários, equipamentos, insumos, pessoas, sem falar nas taxas e impostos cobrados e faltar para o Marketing.

Um ponto importante que quase sempre fica para depois e está diretamente relacionado com o problema número 1 da nossa lista: SER ENCONTRADO.

Todos os dias milhares de pessoas utilizam o Google para encontrar soluções (produtos/serviços) para os seus problemas.

O seu negócio é encontrado nessa ferramenta digital?

Se agora nesse momento alguém pesquisar no Google algo relacionado do seu mercado a sua empresa será referenciada nos resultados de busca “na primeira página”?

O Google Meu Negócio é a primeira ferramenta que você deve cadastrar a sua empresa para começar a aparecer nos resultados locais de busca. E o melhor… é totalmente GRÁTIS.

Outra forma de se posicionar nos resultados do Google é desenvolvendo artigos para o seu público e publicando no seu Blog de Vendas.

Cada novo conteúdo publicado no seu Blog é uma nova possibilidade de ser encontrado. Para isso não basta escrever qualquer coisa, além de entregar um conteúdo relevante para o leitor o artigo deve ser desenvolvido com as técnicas adequadas de SEO para ser entendido pelo Google e listado nos resultados de busca conforme a palavra-chave selecionada.

Uma outra maneira de aparecer nos resultados de busca do Google é pagando, isso mesmo, comprando palavras-chave relacionadas com o seu serviço/produto/mercado. Palavras e frases que o seu público utiliza para pesquisar sobre o seu negócio o famoso Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google.

A sua empresa é encontrada nas redes sociais que o seu público utiliza?

Não tem como negar! Com mais de 100 milhões de usuários brasileiros, somente no Facebook, as redes sociais são uma excelente vitrine para impulsionar suas vendas.

Se você quer saber como vender mais e melhor com as redes sociais confira as 10 Dicas de Ouro sobre as Redes Sociais para a sua empresa Vender Mais e Melhor.

Conhecer o Público Alvo

Conheça o seu público alvo

Quase sempre que pergunto para os empresários “Qual é o Seu Público Alvo?” o segundo problema aparece!

Não conhecer ou não especificar o público ideal para o seu negócio é um problema muito grave de vários empreendedores. Uma resposta clássica que recebo é:

Meu negócio é para todo o mundo!

Se isso realmente for verdadeiro, sem dúvida você estaria vendendo muito e não estaria aqui lendo esse artigo para descobrir como vender mais e melhor. Mesmo que o seu negócio for para “todo mundo”, você precisará segmentar o seu público.

Uma imagem que chama atenção do público de 20 anos não é a mesma que chama atenção do público de 50 anos, bem como as dores/problemas de uma mulher de 30 anos não devem ser as mesmas dores de uma mulher de 60 anos.

Primeiro você precisa entender uma importante diferença para a sua estratégia de Marketing Digital. A diferença entre Público Alvo que é algo mais amplo (gênero, faixa etária, região geográfica, classe social) e Persona que é bem específica (nome, idade, profissão, formação, objetivos, costumes, etc…).

Vale lembrar que as informações tanto do seu público quanto das suas personas devem ser reais, verdadeiras e não inventadas ou por achismo. Essas informações serão úteis para desenvolver tanto a comunicação com o seu público bem como na criação das campanhas (anúncios) no Google e redes sociais. 

Faça o seguinte exercício: Liste seus principais (melhores) clientes e confira quais as características em comum entre eles. Caso você estiver iniciando o seu negócio e ainda não possui clientes, utilize a sua concorrência para analizar o público.

Outra forma de descobrir mais detalhes do seu público é perguntando.

Você pode ligar, enviar e-mail preparar enquetes e até mesmo pesquisas por formulários e para isso você pode utilizar o próprio Forms do Google para ajudar no processo.

Quanto mais você conhecer o seu público mais fácil será vender para ele. Descubra quais são suas dores, problemas e desejos e ofereça uma solução.

Proposta de Valor Clara e Diferenciada

Proposta de valor clara e diferenciada

Quer saber como vender mais e melhor? Sempre se apresente ou apresente o seu negócio de uma forma clara e objetiva. Não deixe dúvidas na cabeça do seu cliente, se ele tiver dúvida de qual problema você resolve a venda não acontece.

#1 – Qual a DOR / PROBLEMA / DESEJO que o seu negócio resolve?

Você também deve apresentar a sua solução de uma maneira única e diferenciada. Nunca apresente o seu negócio de uma forma genérica.

#2 – Qual o grande diferencial do seu negócio?

Sempre que tenho a oportunidade participo de rodadas de negócios oferecidos por associações industriais e comercias da minha região e aconselho você fazer isso também. Além de ser uma excelente forma de treinar o seu pitch de vendas e colocar a sua proposta de valor em teste você estará mostrando o seu negócio (Ser Encontrado).

Uma dinâmica muito bacana. Envolve uma média de 20 a 50 participantes divididos em grupos menores de empresários. Possuímos de 1 a 3 minutos para a apresentação e ao final trocamos cartões.

Eventos como esse além de reunir empresas de diversos nichos do mercado também encontro a concorrência. Nesse momento preciso apresentar uma proposta de valor diferenciada para chamar atenção dos participantes. É comum escutar as seguintes apresentações:

  • Oi, meu nome é Fulano e trabalho com Marketing Digital, minha empresa isso, minha empresa aquilo…
  • Opa, sou o Ciclano da empresa XYZ e atuamos com Redes Sociais, somos o melhor nisso, utilizamos o programa tal, que faz tal coisa…
  • Sou Beltrano, trabalho na agência 1234 e somos especialistas em Marketing na Internet e já atendemos diversas empresas…
  • Olá, meu nome é Daniel Coelho fundador da COELHO Marketing e o meu objetivo é ajudar empresários e empreendedores a posicionar o seu negócio na internet para vender mais e melhor, todos os dias.

Qual das apresentações chamou mais a sua atenção, se conectou com uma DOR e entregou um benefício?

#3 – Como você pode se apresentar ou apresentar o seu negócio, de uma maneira que ninguém mais se apresentaria?

Se você quer saber como vender mais e melhor, responda essas 3 perguntas e sem dúvida você terá uma proposta de valor clara e diferenciada para apresentar o seu negócio.

Definir Objetivos e Metas Reais

Defina Objetivos e Metas Reais

Não possuir objetivos e metas definidas é um problemão recorrente de muitos empresários.

Para vender mais e melhor você precisa ter seus objetivos bem definidos. Qual foi o objetivo da sua última postagem no facebook, do seu último artigo no Blog ou até mesmo do seu site?

Definir o objetivo é saber para onde você irá levar o seu público. Levar para uma próxima etapa do Funil de Vendas, para a leitura de um artigo, para uma venda ou apenas receber curtidas e compartilhamentos.

Você sempre deve definir o objetivo das suas ações e isso vale para tudo, não apenas para o Marketing Digital. Se você vai comprar um novo equipamento, investir em um imóvel ou contratar um novo funcionário para a empresa sempre alinhe suas ações com os objetivos desejados para não se arrepender depois.

No Marketing Digital os objetivos estão diretamente relacionado com as famosas chamadas para ação (CTA – Call to Action), que são utilizadas nos artigos, postagens e criativos do seu conteúdo como:

  • Entre em contato;
  • Solicite um orçamento;
  • Garanta a sua vaga;
  • Faça sua inscrição.

Além de definir o objetivo para as suas ações de Marketing (anúncios, postagens e artigos) você precisa definir uma meta real a ser atingida com cada ação.

Quando falo em meta REAL, entenda real como possível, provável e tangível em um primeiro momento.

Ex: Se você ainda não vende R$1.000 pela internet não crie uma meta de R$10.000 para a sua primeira campanha, se em média recebe 30 curtidas nas postagens não crie como meta receber 300 curtidas no seu próximo post. Entendeu?

Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta.  🙄 

Defina metas reais para suas ações e dependendo da facilidade/dificuldade em atingir essa meta você ajusta para a próxima ação.

Desenvolver Um Mix de Soluções

Desenvolva um Mix de Soluções

Quer saber como vender mais e melhor possuindo um mix de soluções para oferecer?

Simples… lembre do Mc Donald’s Nº1, Nº2 ou Nº3, batata pequena, média ou grande, carne ou frango e ainda tem os adicionais de queijo, bacon, molhos entre outros 😆 deu até fome!

Eles oferecem um mix de soluções completo para o seu público.

Se você estiver com pouca fome ou dinheiro, peça uma batatinha. Se a fome for grande é só pedir o Nº1 (Big Mac) + batata grande + refri 700ml.

Você possui um filho? Sem problemas, McLanche Feliz para ele. Ainda vem um “brinde” para agradar/atrair. Você está de dieta? Tudo bem, vai de McSalada.

O importante é não perder a venda!

Para isso desenvolva um mix de soluções (produtos/serviços) bem alinhado com as necessidades do seu público. Ofereça soluções que podem ser vendidas separadas, juntas e em momentos diferentes.

Caso o cliente ainda estiver em dúvidas sobre a sua solução, ofereça algo de baixo valor que resolva uma parte do problema. Após o primeiro contato com a sua empresa você pode oferecer outras soluções de maior valor.

Se o seu negócio vende apenas uma única solução o seu esforço de venda será muuuito maior.

Tenha em seu cardápio sempre um mix de soluções BMA (Baixo, Médio e Alto valor) com isso, seu negócio irá vender mais e melhor, todos os dias.

Ter um Plano de Ação

Tenha um plano de Ação

Para finalizar a lista dos 6 problemas e começar a vender mais e melhor você precisa sair do papel, das planilhas do mundo das idéias e colocar tudo que foi planejado em ação.

Colocar as campanhas no ar, anúncios para rodar e começar a postar seus artigos e posts. Só assim você poderá analisar os resultados e otimizar as ações conforme os objetivos e metas. Aqui vale a frase:

ANTES FEITO QUE PERFEITO!

Muitas vezes empacamos em alguma coisa em busca da perfeição.

  • Vou lançar meus vídeos assim que comprar a câmera TOP;
  • Assim que encontrar a imagem perfeita publicarei o meu post;
  • Quando contratar o novo site inicio meu blog.

Uma das grandes maravilhas do Marketing Digital é que podemos/devemos testar tudo e alterar a qualquer momento. Não tenha medo em errar, faça, analise e melhore conforme o andar da carruagem.

Quem realmente irá falar se o seu Marketing está bom ou não é o seu público.

Agora que você já sabe quais são os 6 problemas que podem atrapalhar as suas vendas, aprenda a impulsionar as suas postagens nas redes sociais com inteligência e baixo investimento. Clique na imagem abaixo e cadastre-se na nossa live.