Como Atrair Leads e Alavancar Suas Vendas

atrair leads

As vendas e captação de clientes são pilares essenciais para os sucessos dos negócios, sejam físicos ou online.

Por isso, implementar estratégias que ajudam a conquistar tais aspectos e as diferentes metas traçadas pode ser o caminho para o sucesso, e atrair leads é uma forma que contribui para tais ganhos.

O que são leads e como atraí-los ajudam nos negócios?

Lead é o nome dado às pessoas que têm algum interesse nos produtos e serviços da sua empresa, já conhecendo e interagindo com a página.

Basicamente, são potenciais clientes, que geralmente deixam seus dados (nome, email, whatsapp…) em troca de informações/conteúdos e precisam ser trabalhados para avançar no funil até que se tornem realmente consumidores.

Até que a venda seja efetivada, esses usuários podem conhecer mais da marca e entrar em contato através de formulários online, nos espaços de fale conosco, comentários e outros meios, interagindo e caminhando para a tomada de decisão.

Os leads são uma parte muito importante para o marketing digital, para todo tipo de negócio, bem como para a oferta de serviços e produtos.

Por isso, entender o papel da jornada de compra e como gerenciá-la para obter sucesso nas vendas e, consequentemente, no marketing do negócio, é fundamental parae desenvolver a marca de forma adequada e efetiva.

Uso do Inbound Marketing para segmentação e atração de leads

As empresas podem implementar o Inbound Marketing para criar um relacionamento e se aproximar dos clientes, ganhando confiança e direcionando-os para as compras. 

Desse modo, é fundamental ter clareza a respeito dos leads e dos procedimentos de marketing, porque assim será mais fácil criar estratégias de comunicação eficientes para esses objetivos/públicos e fazer abordagens no momento certo.

Um lead pode demonstrar interesse em algum produto/serviço da empresa ao pedir um orçamento a um corretor Porto Seguro Auto, por exemplo. 

Ao fazer isso a empresa consegue se aproximar do indivíduo, orientá-lo a respeito do produto e ajudar na decisão de compra, demonstrando seu diferencial.

Com o crescimento do Inbound Marketing, as empresas podem utilizar algumas estratégias de atração como Marketing de Conteúdo e SEO. 

Inclusive, por meio do Inbound Marketing é possível identificar os interesses das diferentes personas, segmentando os leads de forma que os próximos contatos sejam mais eficientes para a conversão final, visto que o comportamento e os produtos de interesse podem se diferenciar.

Outra vantagem desse método é que muitas pessoas podem não se sentir seguras ao realizar transações online, e ao interagirem com a marca e compreender mais sobre sua dor por meio de conteúdos ofertados por essa empresa, tendem a ganhar mais confiança e concretizar a compra visto os resultados e posicionamentos dessa marca e sentem que a conhecem.

Deste modo, pode-se perceber que o funil de vendas é algo importante para o processo de vendas, pois com a troca de informações entre empresa e futuro cliente o usuário passa a ter mais confiança no processo e o empreendimento consegue filtrar melhor as oportunidades de vendas.

Para isso, as equipes de marketing de uma operadora de assistencia tecnica aquecedor a gas komeco – por exemplo – também podem/devem enviar conteúdos e entrar em contato para mostrar o que a empresa pode oferecer e, assim, possibilitar que as vendas aconteçam.

Este processo de fazer contato, mesmo mais ativo, de enviar conteúdos e nutrir o indivíduo até o momento da compra também é chamado captação de leads.

Para isso, as empresas podem oferecer materiais mais complexos e que sejam úteis para o usuário, fazendo-os solicitar orçamentos ou mesmo oferecer mais informações para obter um e-book explicando sobre a contratação de planos, sanando diversas dúvidas que esse usuário apresenta.

A importância de atrair leads para as empresas e marcas

Um dos métodos mais eficientes na captação é quando um visitante entra no site do negócio e oferece informações de contato em troca de conteúdos, materiais educativos ou outros recursos que a empresa pode oferecer, seja um projeto eletrico industrial ou assessoria de contabilidade.

Isso porque essa troca permite que a empresa colha informações que possibilitam conhecer melhor os clientes, entender o que mais gostam, os serviços e atendimentos que necessitam e até as dores/dúvidas que precisam ser sanados, bem como oferecer produtos melhores e até otimização dos serviços ofertados.

Estes detalhes ajudam na elaboração das estratégias de marketing e comunicação para conseguir sempre melhorar os serviços e causar boa impressão. 

O conteúdo bem produzido é o segredo para conseguir uma boa captação e ter os resultados que deseja para o negócio.

Para isso, alguns formatos e canais podem ser utilizados, tais como:

  • Textos em blogs;
  • Conteúdos em vídeo;
  • Materiais em redes sociais;
  • Catálogos online;
  • Imagens e infográficos;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • E-books.

Basicamente, este processo é dividido em atrair, converter, fechar e encantar os potenciais clientes, fidelizando esse público e fazendo com que ele retorne e se torne embaixador da marca.

O marketing digital oferece muitas opções de ferramentas que ajudam na captação e atração dos leads e na montagem de uma base de contatos.

São algumas opções:

  1. CTA

Sigla para chamada de ação, indica ações que os usuários devem executar em uma página ou conteúdo. 

Deve ser sempre clara e objetiva para que os usuários compreendam e atuem da maneira esperada. Um exemplo disso são diretrizes como: “faça o download” e “cadastre o seu e-mail”.

  1. Formulário

Considerada a ferramenta principal para a captação dos leads e pode exigir informações como email, endereço, telefone e outros dados que a equipe de marketing julgar relevante para as estratégias visadas e os tipos de personas desejadas.

Uma dica é criar um formulário simples e enxuto para não se tornar algo cansativo para o futuro cliente.

  1. Oferta

Após deixar o contato e preencher o formulário, a oferta diz o que o usuário irá receber. 

Nesta opção, ser criativo e desenvolver ofertas que chamam a atenção é o segredo para motivar o cadastro.

  1. Landing Pages

Página que o usuário acessa ao clicar em algum link de divulgação. Esta ferramenta é muito utilizada para tornar o visitante um lead. 

Geralmente, as pessoas clicam no link após ver um pop-up ou em uma CTA, significando que a pessoa deseja estreitar a relação com empresa ou tem interesse em determinado material. O formulário pode estar vinculado a uma landing page.

  1. Ebook

Esta é uma ferramenta de marketing muito utilizada para captar e atrair leads, por ser uma opção de conteúdo rico e que permite aprofundamento nos assuntos, de uma maneira diferente dos blogs e redes sociais. 

O download pode ser feito por landing pages em troca do fornecimento das informações solicitadas em um formulário.

Estes são apenas alguns exemplos de ferramentas que ajudam atrair leads e podem ser utilizadas para chamar a atenção das pessoas para um consórcio de caminhão Scania ou mesmo para a contratação de um serviço de conteúdo e suporte de Marketing Digital.

Métricas relevantes na aquisição dos leads

No Marketing Digital há algumas métricas muito importantes para que as empresas possam acompanhar o progresso de atração de leads e identificar se as estratégias escolhidas estão ou não dando certo.

As mais utilizadas são:

  1. CPC

Custo por clique é uma métrica usada para campanhas e mídias pagas, bem como um formato para definir os investimentos que serão feitos nas campanhas. 

Isso porque, com essa mensuração, consegue-se mostrar o valor médio investido para cada clique recebido no anúncio e até estipular o valor distribuído nas campanhas – seja por impressão ou pelo clique – identificando se o retorno está sendo efetivo para os objetivos traçados.

  1. CAC

O custo por aquisição de cliente representa o investimento direcionado para as vendas.

Este custo é baseado nas plataformas utilizadas, taxa de geração de leads e mão de obra para o marketing para que haja a conversão dos leads em clientes.

Assim, é possível mensurar quanto se está investido para atrair essas pessoas e identificar formas de otimizar tal resultado.

  1. ROI

O Retorno sobre Investimento é a métrica para acompanhar os ganhos da empresa conforme os investimentos realizados.

Basicamente, serve para analisar o custo-benefício obtido.

Isto posto, as empresas de diferentes segmentos, desde uma que fabrica motores para portões em Fortaleza até grandes marcas de roupas podem utilizar tais métricas para avaliar se as estratégias de marketing estão dando certo e atraindo leads qualificados para o negócio.

Dicas e métodos que ajudam a aumentar as vendas

Para conseguir clientes, as empresas precisam se organizar e ter um planejamento para uma boa divulgação.

Buscar dicas que podem ser implementadas na empresa é uma solução interessante, e

Há muitas que podem ser utilizadas, como:

  1. Prepare a sua equipe para os desafios

Investir em treinamentos é fundamental para ter times de colaboradores preparados e focados na concretização dos objetivos da empresa, além de saberem utilizar ferramentas e métricas de forma adequada e atender os clientes conforme as diretrizes do negócio.

 Vendedores capacitados e bem treinados passam uma imagem de credibilidade e contribuem positivamente na confiança dos clientes, que consequentemente podem se interessar pelo trabalho e realizar compras.

Assim, seja para demonstrar a vantagem de um curso ou mesmo de um produto específico, a equipe também se sentirá mais preparada para realizar as conversões e atrair esse usuário.

  1. Conheça o seu público-alvo

O segredo para aumentar as vendas é conhecer bem o seu público e os concorrentes.

As informações sobre a persona ajudam na construção de produtos e campanhas mais adequadas, enquanto entender a concorrência contribui para entender quais os diferenciais que você pode apresentar ao seu público.

Assim, esse estudo contribui para a definição de quais serão as estratégias adotadas para se diferenciar e criar ações de marketing de qualidade. 

  1. Invista no relacionamento com os clientes

Criar campanhas em datas especiais, ofertas atrativas e um bom atendimento são formas de atrair leads e conquistar novos clientes. 

Estas são ideias que podem ser implementadas, por exemplo, no serviço de consulta urologista particular, seja facilitando o retorno do paciente ou criando campanhas/brindes em datas sazonais, estimulando e ensinando sobre a importância dos cuidados com a saúde e exames de rotina.

  1. Aposte no marketing digital

O marketing digital tem diversas ferramentas que podem ajudar a aumentar as vendas e a popularidade com os clientes sem demandar grandes gastos. 

O lado positivo de apostar nesta estratégia é o fato de diminuir custos e potencializar os lucros, mesmo quando campanhas são criadas. Assim, é preciso conciliar diferentes estratégias e canais disponíveis no ambiente online.

  1. Tenha foco na experiência do cliente

Oferecer os melhores produtos e serviços, entender as necessidades dos clientes e oferecer algo bem específico como por exemplo: preço tubulação de cobre para ar condicionado.

Algo que chame atenção para conquistar leads e ter muito sucesso no seu segmento segmento.

Contudo, independentemente da área de atuação, é fundamental considerar desde a busca do usuário, passando pelo primeiro contato com a loja, até o recebimento do produto para criar uma vivência e experiência que beneficie o usuário.

Deste modo, é preciso considerar a velocidade das informações e facilidades para realizar o check-up, e até a distribuição de brindes para que se crie uma memória afetiva em relação à compra, facilitando o processo de divulgação orgânica feita por esse cliente.

  1. Use as redes sociais e blogs para divulgar conteúdos

O blog é uma ferramenta que serve de combustível para o inbound marketing, além de ser um ótimo espaço para destacar conteúdos que possam atrair leads. 

Já as redes sociais, possibilitam que o público interaja com a marca e a encontre com facilidade, também permitindo a divulgação conciliada dos produtos e conteúdos.

Com isso, os usuários conseguem entender mais sobre o trabalho e serviços, verificando se vale a pena adquirir algo com a loja e fixando a marca no imaginário do cliente, visto que ele acompanhará essas rotinas.

  1. Aposte no uso do e-mail marketing

Poderosa ferramenta de atração de leads, o e-mail marketing pode ser a maneira de propor ofertas e conteúdos personalizados, por exemplo, de curso de reciclagem de bombeiro civil ou de outras áreas para um grupo de pessoas que demonstrou interesse nesse segmento.

Aqui a reativação também pode ocorrer, demonstrando outros treinamentos que se relacionam a algum curso que o usuário já fez na empresa – e a mesma lógica se aplica a outros nichos do mercado.

Considerações finais

As dicas apresentadas podem ser colocadas em prática para ajudar nos resultados e vendas, alcançando potenciais clientes.

Um ponto interessante é que elas são diversas e podem ser aplicadas tanto em companhias de grande porte como em trabalhos autônomos de microempreendedores, permitindo uma concorrência mais democrática entre elas, visto que o orçamento é mais flexível no meio online.

Portanto, utilizar o marketing e técnicas para atrair leads são formas de aumentar o faturamento da empresa, a credibilidade na área de atuação e se tornar uma referência no digital.

Confira na Coelhoflix.com a série “True Marketing” as principais estratégias e ferramentas para atrair leads e o principal: CLIENTES.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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