Nutrir leads não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, é uma missão bem simples. Coletar dados dos visitantes é o primeiro passo, afinal, é importante.
No entanto, não basta apenas gerar esses leads, é preciso dar continuidade nessa relação, visando sempre a conversão de clientes.
Por esse motivo, iremos explicar sobre as 5 melhores formas de nutrir leads através do e-mail marketing.
Vamos nessa?
Por que nutrir leads é importante?
O processo de nutrir e captar os leads, é uma maneira de amadurecer as intenções e compras, no mesmo momento em que coleta informações necessárias para todas as fases de compra.
Sendo elas:
- Aprendizado;
- Constatação do problema;
- Avaliação da solução;
- Análise e compra.
Contudo, nutrir leads é uma estratégia comum do marketing e vendas que utiliza conteúdos, segmentações de público e funil de vendas.
Isso para alavancar os leads da instituição através da jornada de compras.
É iniciado na descoberta de uma necessidade, e finalizado na decisão de compra ou solução do problema.
Como o e-mail marketing auxilia para nutrir leads?
Essa estratégia de marketing digital tem como principal objetivo auxiliar no estabelecimento de comunicação entre empresa e leads, através de e-mail marketing.
Esse contato é realizado por e-mails que em sua maioria são segmentados por meio de ferramentas de automação.
Como dito, é necessário no aumento das vendas de uma organização.
E levando em consideração que a taxa de conversão digital precisa ser exclusivamente de um grande número de usuários.
E-mail marketing como recurso educativo dos leads
Considerado uma das principais ferramentas de marketing digital, o e-mail marketing se tornou uma estratégia eficiente, capaz de entregar conteúdos certos, para a pessoa certa, no momento em que ela precisa.
Desse modo, você utiliza as necessidades do cliente a seu favor, enviando conteúdos relevantes e que atendam o que eles buscam.
Para acertar no envio, realize pesquisas, busque conhecer ao máximo o perfil dos seus contatos.
Assim, será mais fácil preparar conteúdos e dispará-los, alcançando maiores chances de cliques.
Além disso, aposte em materiais claros, objetivos e que de alguma forma transmitam conhecimento, o cliente precisa ficar com a ideia de ao abrir seu e-mail, ele irá aprender algo novo.
E-mail marketing como forma de engajamento para conversão
O papel do e-mail marketing é de máxima importância para as empresas, principalmente as que atuam via e-commerce.
Seja para engajar, manter um relacionamento com o cliente, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou diminuir a quantidade dos carrinhos que são abandonados.
Uma dica é apostar na distribuição de brindes. Realize a ação com base em um valor X de compras, a forma de pagamento ou ainda, para aqueles que abrem os e-mail marketing e interagem com a sua marca.
Dessa forma, o foco sempre será fazer o cliente se sentir parte do seu negócio.
5 formas de nutrir leads com e-mail marketing
Uma coisa é certa, a nutrição de leads aumenta, e muito, a maneira de conquistar novas compras de acordo com o potencial de cada cliente.
Isso porque busca fornecer conteúdos de qualidade e que sejam capazes de educar e alimentar a relação pré-estabelecida.
Esses conteúdos pode ser inclusive para lançar marcas, serviços e produtos no digital.
Desse modo, existe mais segurança sobre o interesse de cada um dos seus contatos durante a conclusão de uma compra. Proporcionando uma redução de trabalho e eliminado carrinhos abandonado.
Que tal compreender 5 formas de nutrir leads com o e-mail marketing?
Acompanhe!
#1 Newsletter
Uma espécie de boletim informativo que atua como uma publicação de conteúdos periódicos da empresa.
Pode ser enviado a cada quinze dias, toda semana ou apenas uma vez por mês.
O objetivo sempre será, produzir e enviar conteúdos de relevância para a lista de contatos, mantendo-os sempre atualizados.
#2 E-books e/ou Whitepapers
O Whitepapers são conteúdos avançados, com base em estudos detalhados e profissionais.
O seu desenvolvimento baseia-se em materiais produzidos de uma maneira mais técnica.
Por outro lado, os e-books contam com tons mais descontraídos e menos engessados.
E ele se assemelha a uma publicação editorial, nesse caso o uso de gráficos são importantes, atuando como complemento para o texto.
Geralmente são feitos em parceria com redator e designer.
#3 Email tipo carta
Com base na intimidade entre emissor e receptor, pode ser utilizada uma linguagem mais informal.
Semelhante às cartas, ao final do e-mail pode ter uma mensagem pós-escrito (P.S.), indicando informações ou observações que o emissor gostaria de acrescentar no e-mail.
#4 Divulgação dos conteúdos postados no blog
Divulgar seu blog de maneira certa pode ser um desafio, mas, com dedicação é possível conseguir com rapidez.
Ao subir um texto no blog, tire um trecho que gere curiosidade e que chame a atenção.
Envie no corpo do e-mail, junto ao link clicável para que o cliente acesse o seu conteúdo, te ajudando no engajamento.
#5 Email para carrinho de compra abandonado
É uma mensagem simples de acompanhamento enviada para aqueles clientes que colocam produtos no carrinho e em seguida saem do site sem concluir a compra.
Essa estratégia é conhecida como recuperação de vendas que quase sempre dá certo.
Com isso, entendemos a importância de nutrir os leads.
Agora é com você. Mão na massa!