4 Estratégias para Anunciar no Google de Graça

Você sabia que é possível anunciar no Google de graça?

Muitos empreendedores acreditam que para destacar seu site nessa principal página de busca é necessário pagar. Porém, existem algumas estratégias para você anunciar sem investir dinheiro.

Além disso, por meio de ferramentas gratuitas que o Google oferece, como o Google Analytics, também é possível monitorar as visitas do site da sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo!

Google como maior buscador utilizado

O Google é o maior e mais conhecido site de buscas. Segundo pesquisa da NetMarketShare, ele domina 94% de todo tráfego da internet. 

Logo, a maioria das pessoas recorre a esse buscador na hora de procurar por produtos ou serviços.

Seu processo de busca é baseado no conceito PageRank, um algoritmo que avalia a importância do seu website em relação aos outros.

Além disso, a busca também leva em consideração a relevância e concordância dos conteúdos com as palavras buscadas pelo usuário.

Isso significa que para você aumentar as chances de ser encontrado pela sua buyer persona e impulsionar as vendas, é necessário que sua empresa esteja presente no Google.

Mas não só isso, também é fundamental que seu site seja otimizado para aparecer nos resultados de busca, por meio de técnicas de SEO, uma das maneiras de anunciar gratuitamente que falaremos a seguir.

4 Estratégias para Anunciar no Google de Graça

A maioria dos anúncios do Google são pagos, chamados links patrocinados ou Google Ads. Porém, existem algumas estratégias que te permite anunciar de graça no Google. Confira:

 

#1 Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite aumentar a visibilidade da sua marca, pois ajuda a destacar seu site nos resultados de buscas.

Na plataforma, você pode cadastrar informações importantes sobre sua empresa, como website, localização, horário de funcionamento e meio de contato.

Também é possível incluir fotos, vídeos e ofertas, além de ser um espaço que permite receber feedbacks dos seus clientes.

#2 Listar seu negócio em diretórios

Os diretórios de busca são sites que coletam, descrevem e distinguem outros sites. Como exemplos temos o Guia Mais e Trip Advisor. 

Esses dois são alguns dos exemplos de diretórios que são confiáveis e por isso aparecem na primeira página do Google. 

Assim, se o seu site for listado em um diretório, a probabilidade dele aparecer nas primeiras páginas é maior

No contexto atual em que vivemos, é muito comum que, antes de um usuário encontrar a localização física de um lugar, ele a procure em aplicativos como o Google Maps e em diretórios como o Yelp. 

Assim, é perigo ignorar essas tecnologias em termos de estratégias para seu plano de marketing digital.

#3 Google AdSense

O Google AdSense é um serviço em que os donos de websites podem se inscrever para exibir anúncios em texto, imagem e vídeo em suas páginas.

A cada clique no anúncio, que é administrado pelo Google e exibido no seu site, você ganha uma quantia em dinheiro.

Os anúncios exibidos são relacionados ao seu nicho de atuação, porém não são de concorrentes. Além do mais, você tem total controle para bloquear anúncios que não desejar exibir.

Essa não é bem uma forma de anunciar sua empresa gratuitamente, mas de ser pago para permitir que o Google anuncie em seu site. 

#4 Estratégias de SEO

De acordo com uma pesquisa feita pela Content Trends 2018, 86,7% dos usuários encontram respostas para o que procuram por meio dos resultados de suas pesquisas no Google, de forma orgânica.

Mas, como fazer sua empresa aparecer nesses resultados? Por meio de técnicas de SEO que tornam seus conteúdos mais atrativos para o algoritmo do Google, responsável por definir a ordem em que os sites aparecem na página de resultados.

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores, como o Google.

Como faz parte do SEO utilizar palavras-chave e fortificá-las por meio de textos, essa estratégia pode trazer melhores resultados quando combinada com Marketing de Conteúdo

Conclusão

Todas essas estratégias, quando bem aplicadas, fortalecem a presença online da sua empresa e ajudam a potencializar as oportunidades de negócio. 

Além disso, anunciar no Google de graça cria a possibilidade de investir recursos financeiros em outras ações, como em uma empresas consultoria de marketing digital e também na contratação de freelancers para produção de conteúdos para blog, posts e emails.

Pense nisso e comece a aparecer no digital!

 

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